PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Secretarias de Arapongas promovem projeto educacional ambiental

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO | Em 03/12/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
No Parque das Nações as crianças esperaram o macaco que não apareceu desta vez
Em Arapongas a prefeitura do município, atendeu através das secretarias de Educação e a de Agricultura, Serviços Públicos e Meio-Ambiente (SEASPMA), um projeto educacional ambiental, iniciado em outubro e concluído em novembro (21), direcionado aos alunos da rede municipal de ensino – ao todo 20 escolas. Participaram diretores, professores e alunos que foram orientados pelo gerente do Meio-Ambiente Salvador Carvalho dos Santos, sob a coordenação do secretário Justo Marques.

O secretário de Agricultura e Meio-Ambiente Justo Marques informou que inicialmente, os parques dos Pássaros e das Nações, incluído o Aterro Sanitário foram os roteiros propostos pela SEASPMA, para conscientização dos alunos, através de informações e visitas objetivas. “ A finalidade cumprida foi a de apresentar aos alunos, fora do âmbito escolar, o que a cidade comporta, conserva, planeja e administra ambientamente para melhorar as condições da vida urbana ”, explicou o secretário.

Nas visitas dos escolares para conscientização ambiental, os mesmos comprovaram as condições reais vigentes de cada lugar, com seus problemas e soluções e, no caso do Aterro Sanitário, o gerente Salvador Carvalho dos Santos, explicou a logística da coleta seletiva, que através da separação do ‘lixo que não é lixo’ a vida útil do aterro se estende. Na Pedreira Nova, foi apresentado a reciclagem dos resíduos sólidos da construção civil e a forma de reutilização. Os alunos foram incentivados pelas professoras, a anotar as informações passados pelo gerente e, na visita que concluiu o projeto, o secretário, além de esclarecer alguns temas ambientais às crianças, atendeu a imprensa e declarou-se satisfeito com o cumprimento do projeto.

Justo Marques e Salvador Carvalho dos Santos orientam as crianças antes das visitas
Verificação da lagora de chorume no Aterro Sanitário e o processo de bombeamento
Secretário e gerente encerram o dia averiguando as readequações do Parque dos Pássaros