Cisam recebe certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

SAÚDE | Em 28/12/2021 às 13h45, atualizado em 28/12/2021 às 13h46 Por Assessoria de Imprensa

O Posto de Coleta de Leite Humano em Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do CISAM - Centro Integrado de Saúde da Mulher, recebeu certificado de reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), pela dedicação na promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno, serviços realizados a favor da saúde da mulher e da criança.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz) e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (DAPE/SAS).
O primeiro Banco de Leite Humano (BLH) foi implantado no então Instituto Nacional de Puericultura – atual Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – em 1943. Segundo a rBLH-BR, o Brasil possui a maior e mais complexa rBLH do mundo, com aproximadamente 160 mil litros de leite humano distribuídos todos os anos a recém-nascidos de baixo peso internados em unidades neonatais no país.
No Paraná os Bancos de leite humano estão implantados em 13 municípios: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba (2), Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama.
Além dos Bancos de leite, 13 municípios possuem postos de coleta de leite humano descentralizados sendo que 05 destes municípios estão em municípios que não possuem o banco de leite humano: Arapongas, Palotina, Cornélio Procópio, Cambé e Rolândia.
Estes municípios trabalham em parceria com os bancos de leite mais próximos onde o leite humano que é coletado é transportado para o banco de leite para que seja processado, armazenado de forma adequada e utilizado quando necessário.
Em Arapongas o Posto de Coleta de Leite Humano é localizado no CISAM e uma equipe de profissionais trabalham na captação de doadoras e se deslocam até a residência para poder receber o leite doado.
Mesmo na pandemia, o CISAM mostrou continuou com estas atividades possibilitando que a população recém-nascida que necessitasse da doação do leite humano, pudesse ser atendida.
Pela Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, foi criado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, anualmente, em 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano.
Nós da Secretaria de Saúde gostaríamos de parabenizar toda a equipe de coleta de leite humano de Arapongas do CISAM pelo trabalho realizado com destaque a estes dois anos da pandemia bem como parabenizar e agradecer todas as lactantes do município que não medem esforços para que, em um gesto de amor doam o seu leite em benefício dos recém-nascidos que necessitam. Iniciativas como estas também fazem parte do Sistema Único de Saúde e temos trabalhado diariamente para termos um SUS cada dia mais forte e de qualidade no nosso município.