Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL CORONAVÍRUS DE ARAPONGAS

Prefeito recebe em seu gabinete, membros do Conselho Municipal da Cultura

CULTURA | Em 14/11/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Encontro no gabinete trouxe reforço para ações futuras no âmbito cultural da cidade
O prefeito de Arapongas Padre Beffa e a secretária de Cultura, Lazer e Eventos, Édina Kümmel, receberam no gabinete, na quarta-feira, 13, membros do Conselho Municipal da Cultura (CMC), que vieram apresentar e debater as propostas para a área cultural do município.

A secretária Édina Kümmel, abriu o encontro solicitando a apresentação dos membros e as entidades as quais representavam. A seguir a presidente do CMC, Soraya Lucas do Amaral Feria, elencou as propostas deliberadas em plenária, para que os projetos culturais sejam implementados definitivamente como programas culturais da comunidade, ou seja, tenham continuidade a partir desta para as próximas gestões. “A Conferência Nacional de Cultura orienta a observar a capilaridade na destinação dos projetos para que as ações culturais saiam dos gabinetes e secretarias e cheguem aos bairros, às ruas, ao cidadão”, afirmou Soraya, ressaltando que nesta gestão do prefeito Padre Beffa, tendo à frente a secretária Édina Kümmel, acredita poder celebrarmos um grande avanço cultural para Arapongas.

Segundo Édina, foi realizado um primeiro inventário cultural no município, através da Amepar. “Agora apresentamos a sugestão de interação entre as secretarias para utilizarmos as Agentes de Saúde que visitam as residências para coletarem nomes e atividades artísticas de algum membro da família para cadastramento ’, esclarece Édina.
O prefeito, atento ás propostas, declarou que esta gestão já está determinada a realizar o que os presentes na reunião chamaram de saudosismo. “É extremamente importante e saudável ver a população participar de eventos esportivos ou culturais e a movimentação solicitada ao esporte que trouxe eventos importantes para a cidade, é a mesma que determinamos com relação a área cultural”, frisou o prefeito.

O encontro serviu para delinear as ações presentes e futuras, entre elas: o Fórum da Cultura, com participação dos agentes culturais e da comunidade. A partir deste evento, a Feira Livre, Feira da Lua, o ‘Mercadão’, os Jogos Florais, o Parque das Nações, enfim, os equipamentos que abrangem a cultura ficarão todos sob o guarda-chuva do Sistema Municipal da Cultura a ser implantado. Hoje cultura também é denominada Economia Criativa; pois as ações vão desde fomentar recursos até a geração de emprego com ênfase em resgatar a história de uma cidade, de um estado e até de um país. “Para nós que sabemos do potencial artístico da cidade, compreendemos que o conselho representa a voz do cidadão que se reconhece nas manifestações culturais e reconhecemos que todas as ações neste âmbito, representam uma conquista para a política cultural da cidade”, finalizou Beffa.

Membros do conselho reconhecem a oportunidade de avanços nesta gestão do prefeito Beffa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/1002_noticia_prefeito-recebe-em-seu-gabinete-membros-do-conselho-municipal-da-cultura


Voltar ao Topo do Site