Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

Secretaria Municipal
de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Conheça o trabalho do Cisam - Centro Integrado de Saúde da Mulher

SAÚDE | Em 06/11/2019 às 17h00, atualizado em 06/11/2019 às 17h05 Por Assessoria de Imprensa

Cisam conta com serviços especializados para a saúde das mulheres

Você sabia que o Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam) oferece atendimento médico, odontológico e psicológico a milhares de gestantes de Arapongas? O prefeito Sérgio Onofre e o secretário de Saúde, Moacir Paludeto Júnior, destacam a importância do trabalho realizado pelo setor. “O Cisam é uma conquista das mulheres de Arapongas e que sempre foi uma das grades prioridades na nossa gestão”, afirma o prefeito. “As ações voltadas para as gestantes e os bebês fazem parte de um dos trabalhos mais importantes dentro da política de saúde pública. Por isso em Arapongas o Cisam tem função estratégica”, avalia o secretário.

Atualmente, a equipe é formada por 32 funcionários, incluindo especialidades como obstetras, ginecologistas, pediatra, enfermeiras, enfermeira especialista em mama, técnicas em enfermagem, auxiliar de enfermagem, dentistas, psicóloga, nutricionista, fisioterapeutas, administrativas e auxiliares de serviços gerais.

O Cisam conta com quatro médicos obstetras, em atendimento diário: Dra. Marina Bressan Pacífico, Dr. Paulo Marques, Dr. Valdecir de Oliveira e Dr. João Alberico Bonin. Eles atendem em média 320 gestantes por semana, tanto de alto quanto de baixo risco. As pacientes que são de alto risco também realizam pré-natal em Apucarana, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir).

Diariamente são colhidos, por exemplo, exames preventivos de colo de útero (Papanicolau), bastando que as pacientes apresentem documentos pessoais. É um exame realizado na hora pela enfermeira. Após 40 dias sai o resultado. Os exames que indicam alteração são encaminhados para a realização de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) e biópsia de colo, ou seja, o tratamento após alteração do exame é realizado todo no setor. “São feitas 32 biópsias de colo, 32 colposcopias e 8 CAFs mensais”, explica Juliana Parazzi, gerente do Cisam.

Ali também é oferecido o Serviço de Inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino). São feitas 10 inserções por mês. Também são agendadas pelo setor administrativo cerca de 350 mamografias mensais, realizadas pelo setor responsável no Honpar.

Dentro os serviços destacam-se também o teste rápido para gestantes, colhido em livre demanda todas as manhãs. São exames diagnósticos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis. No total, são realizados 966 testes mensais. Também são coletados retestes do pezinho pelas técnicas em enfermagem, todas as terças-feiras de manhã, totalizando 23 testes mensais.

 

 

Gestantes e bebês também são atendidos na área odontológica

 

O Cisam oferece serviços para as gestantes e crianças na área de odontologia. As gestantes que realizam pré-natal no setor são encaminhadas para o setor odontológico, que atende às segundas, quartas e sextas-feiras de manhã, num total de 60 atendimentos mensais. As crianças são atendidas no período da tarde, encaminhadas pelas unidades.

O Cisam realiza também o serviço de puericultura de todos os recém-nascidos do município. Assim que a gestante ganha o bebê, ela tem 40 dias para agendamento de consulta e já aproveita para levar a criança mensalmente a fim de fazer puericultura com o pediatra. Mensalmente, são realizados 253 atendimentos.

 

 

Cuidado especial com a amamentação

 

Na área de amamentação, para todas as puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) e apresentam dificuldades em amamentar são agendados atendimentos com a enfermeira especialista. Trata-se de profissional que fez curso de laserterapia pela Prefeitura para melhorar as situações de rachaduras e mastites pós-parto. Também auxilia no incentivo a amamentação exclusiva até seis meses de idade.

“Também temos como opção o Curso de Gestante, que acontece a cada três meses, por uma equipe multiprofissional. É um evento aberto ao público”, explica Juliana Parazzi.

 

Fisioteraia, outra conquista importante

 

O Cisam possui ainda o Setor de Fisioterapia, que desenvolve ações de saúde nos níveis primário e secundário, promovendo, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando o movimento e as variáveis a ele relacionadas, visando à melhoria da qualidade de vida de suas usuárias.

São realizados atendimentos individuais e em grupos, além de palestras. As sessões são programadas mediante solicitação médica e encaminhamento do fisioterapeuta da UBS correspondente. Em geral, são realizadas dez sessões (avaliação, orientação, terapia manual, cinesioterapia e eletroterapia, dependendo de cada caso) a cada encaminhamento, podendo ser prorrogadas até 20 sessões. Caso seja necessário, a paciente passa por nova avaliação na UBS e pode ser reencaminhada para o Cisam. Os atendimentos são direcionados especialmente às gestantes, mulheres com incontinência urinária, pós-operatório de mastectomia, pós-operatório vascular e casos de ortopedia em geral.

Gestantes, a partir de 12 semanas, podem ser encaminhadas diretamente pelos obstetras do Cisam e serem atendidas durante toda a gestação, de forma individual ou em grupo.

 

 

Conheça o Projeto Coração Solidário

 

O Cisam também arrecada recursos em prol do Projeto Coração Solidário: almofadas desenvolvidas para pacientes mastectomizadas, para melhorar o apoio do membro superior e, consequentemente, promover alívio de desconfortos pós-cirúrgicos.

No grupo de alongamento, a média é de 500 atendimentos mensais, sendo o atendimento nas manhãs das segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 9h.

Juliana Parazzi destaca ainda que o setor de Psicologia oferece atendimento em grupos para gestantes e adolescentes. O atendimento é às segundas e quartas, no período da tarde.

 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS





Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/saude/6944_noticia_conheeccedila-o-trabalho-do-cisam-e-x2d-centro-integrado-de-saeuacutede-da-mulher