Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Setembro Amarelo: Campanha terá foco em saúde mental nas Escolas Municipais e Colégios Estaduais

SAÚDE | Em 02/09/2019 às 10h46, atualizado em 02/09/2019 às 10h47 Por Assessoria de Imprensa

Aderindo à Campanha Nacional “Setembro Amarelo” – mês de fortes debates e prevenção ao suicídio, depressão e transtornos associados, a Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde vai realizar uma série de palestras voltadas ao tema: “Saúde Mental”. Neste ano, o principal foco será nas Escolas Municipais e Colégios Estaduais de Arapongas.

Antecedendo o cronograma de atividades, seis reuniões foram realizadas ao longo das últimas semanas, envolvendo os profissionais da Secretaria de Educação e Núcleo Regional de Educação de Apucarana, incluindo diretores estaduais, além de profissionais da área de psicologia e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

“Abordar temas relacionados à saúde mental se faz necessário e urgente. Infelizmente, temos tido uma incidência nos casos de suicídio, em todo o país. Fator preocupante, que precisa de mobilização e grande atenção. A depressão e demais doenças relacionadas não escolhem religião, classe social, raça. É por isso que precisamos nos unir levantando questões, que até então, eram tratadas como “tabu”. Precisamos  reagir. É claro que precisamos tratar tais serviços de maneira responsável, cuidadosa e eficaz. Neste ano, vamos focar em nossos alunos, levando esse debates e serviços até as Escolas(municipais e estaduais), esclarecendo dúvidas, ouvindo os alunos e estimulando a busca por tratamentos específicos nos casos necessários”, explica o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

Durante os encontros, serão tratados temas como: bullying, ansiedade, depressão, dependência química e autolesão, com a presença de equipe multidisciplinar da saúde.

Demais ações

Em parceira com a Prefeitura de Arapongas, o Lions Clube vai realizar no dia 10 de setembro, às 19h30, no Teatro Municipal “ Oduvaldo Vianna Filho” – Vianinha, a palestra “ Vamos falar de coisa séria?” – visando abordagens sobre a prevenção ao suicídio. O evento contará com a presença dos palestrantes e psicólogos Maria Elisabete da Silva Borges e Ericson Makarius Borges.

A entrada é gratuita.