Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

83% do público-alvo foi vacinado contra a poliomielite e sarampo

SAÚDE | Em 23/08/2018 às 13h22, atualizado em 23/08/2018 às 13h23 Por Assessoria de Imprensa

Meta é imunizar 95% das crianças de 01 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias

Dados atualizados do setor de vacinas mostram que 83% das crianças de 01 até 4 anos, 11 meses e 29 dias já foram vacinadas contra a poliomielite e sarampo em Arapongas. Ao todo, 9.265 doses de ambas as vacinas foram aplicadas.

“Nossa meta é imunizar no mínimo 95% dessas crianças, com isso, reforçamos novamente que os pais ou responsáveis levem as crianças nas nossas Unidades de Saúde. Contamos com 13 locais que disponibilizam as vacinas. Lembrando sempre que, a prevenção é sempre a melhor decisão para combatermos essas doenças”, reforça a gerente do setor de imunização, Grasiela Stefanuto.

É necessária a apresentação do cartão SUS e carteirinha de vacinação.

A vacina contra o sarampo pode ser tríplice-viral, que protege contra as doenças causadas pelos vírus: sarampo, caxumba e rubéola. Já a vacina tetra-viral protege ainda contra a catapora.

Ambas compõem o calendário básico de vacinação para as crianças, visando estimular o sistema imunológico dos pacientes, na formação de anticorpos contra o vírus do sarampo.

Já a vacina contra a poliomielite deixa a criança protegida contra três tipos de vírus, que causam a paralisia infantil. É necessário garantir cinco doses da vacina. Sendo recomendado que as três doses sejam aplicadas por meio de injeção e as outras duas podem ser feitas por injeção ou gotinhas orais.

A Campanha Nacional contra a poliomielite e sarampo segue até o dia 31 de agosto.

SAIBA ONDE ENCONTRAR AS VACINAS EM ARAPONGAS:

UBS Aricanduva

18 Horas São Bento