Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Profissionais da saúde participam de palestra sobre câncer bucal

SAÚDE | Em 21/08/2018 às 09h15, atualizado em 21/08/2018 às 15h57 Por Assessoria de Imprensa

Profissionais da saúde participam de palestra sobre câncer bucal

Na tarde de ontem(20), mais de 70 profissionais de saúde participaram de um minicurso voltado para o tema: “ Câncer Bucal”, ministrado pela docente da Universidade Estadual de Maringá(UEM) e pós-doutorada em Estomatologia na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) , Elen Tolentino, realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Arapongas.

Tal curso faz parte das atividades programadas pela coordenação de odontologia para o “Agosto Azul”, mês dedicado à detecção precoce do Câncer Bucal, oportunidade onde se é discutido também a atualização sobre lesões bucais, contando com a participação dos profissionais da saúde bucal do município de Arapongas, e com dentistas de outras cidades integrantes da 16a Regional de Saúde, tais como: Apucarana, Califórnia, Marumbi e Rio Bom.

Conforme o secretario de saúde, Moacir Paludetto Junior, novos encontros voltados ao tema serão realizados." Este é um dos muitos cursos que pretendemos realizar com os profissionais do município para que possamos cada vez mais qualificar os serviços prestados à população. É fundamental que os profissionais de saúde bucal do município estejam atualizados sobre o tema pois diagnóstico precoce de câncer de boca feito pelo cirurgião-dentista aumentam as chances de cura e evitam que pacientes sejam mutilados.", explica.

Segundo a  professora. Dra. Elén de Souza Tolentino é  fundamental que os profissionais da rede de atenção básica de saúde estejam capacitados.

" É necessário que as equipes saibam reconhecer as lesões de câncer, já que o diagnóstico precoce da doença está diretamente relacionado às chances de cura do paciente, e que iniciativas como esta são essenciais para a construção de uma odontologia cada vez mais sólida no Brasil.", afirma.

Atualmente todas as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde estão aptas a realizar exame bucal para detecção precoce de lesões bucais, bem como orientar sobre a importância da realização do autoexame de boca.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que em 2018 o Brasil apresente 14.700 novos casos de Câncer Bucal sendo 11.200 homens e 3.500 mulheres. No Paraná esta estiva é de 910 casos em homens e 220 em mulheres.

Este é o 5º tipo de câncer com maior incidência em homens e o 6º entre as mulheres.

Entre os principais fatores de risco para o Câncer Bucal estão: uso de tabaco (cigarro, narguilé, fumo de mascar), consumo de bebidas alcoólicas, Vírus HPV, radiação solar.