Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Dia “D” da vacinação contra a poliomielite e sarampo movimenta Unidades de Saúde em Arapongas

SAÚDE | Em 20/08/2018 às 12h45, atualizado em 20/08/2018 às 12h52 Por Assessoria de Imprensa

Arapongas registra boa adesão durante de "D" de vacinação

No último sábado (18), foi realizado o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, em 13 Unidades de Saúde de Arapongas.

A abertura oficial da ação aconteceu no Pronto Atendimento 18 Horas “Dr. Antônio J. Marquês”, do Conjunto São Bento, e contou com a presença do Prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, representantes da área da saúde, secretários e vereadores municipais.

Conforme o setor de imunização, houve uma boa adesão dos pais e responsáveis das crianças público alvo da campanha.

“Podemos notar boa participação da comunidade no dia “D” da campanha. Com isso, até agora, 3.823 doses da vacina contra o sarampo, já foram aplicadas, o que equivale a 68% de cobertura. Contra a poliomielite, 3.868 foram aplicadas, tendo cobertura vacinal de 69%. Mesmo assim, seguimos firme com os trabalhos, para alcançarmos uma cobertura ainda maior.”, enfatiza Grasiela Stefanuto, coordenadora do setor de vacinas.

Em Arapongas, a meta é imunizar no mínimo 95% das crianças de 01 até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Conforme o prefeito, Arapongas conta com equipes capacitadas para atender toda a demanda.

“Contamos com equipes qualificadas, que executam também um serviço humanizado. Temos 13 unidades em Arapongas, que estão disponibilizando as vacinas. Pedimos para os pais, levem seus filhos para que possam ser vacinados.”, afirma.

Vale ressaltar, que é necessário que os pais ou responsáveis levem a carteirinha de vacinação das crianças. Será possível também atualizar eventuais vacinas atrasadas.

A Campanha Nacional contra a poliomielite e sarampo segue até o dia 31 de agosto.

SAIBA ONDE ENCONTRAR AS VACINAS EM ARAPONGAS:

UBS Aricanduva

18 Horas São Bento

18 Horas Petrópolis

Centro de Especialidades Jaime de Lima

UBS Caic

UBS São Vicente

UBS Centauro

UBS Cj Araucária

UBS Tropical

UBS Bandeirantes

UBS Araponguinha

UBS Águias

18 Horas do Flamingos

VOCÊ SABIA?

A vacina contra o sarampo pode ser tríplice-viral, que protege contra as doenças causadas pelos vírus: sarampo, caxumba e rubéola. Já a vacina tetra-viral protege ainda contra a catapora.

Ambas compõem o calendário básico de vacinação para as crianças, visando estimular o sistema imunológico dos pacientes, na formação de anticorpos contra o vírus do sarampo.

A vacina contra a poliomielite deixa a criança protegida contra 3 tipos de vírus, que causam a paralisia infantil. É necessário garantir cinco doses da vacina. Sendo recomendado que as três doses sejam aplicadas por meio de injeção e as outras duas podem ser feitas por injeção ou gotinhas orais.

Todas elas são distribuídas GRATUITAMENTE nos Postos de Saúde(VER LISTA), através do Sistema Único de Saúde(SUS).

Prefeito acompanha dia D de vacinação
Pronto Atendimento 18 Horas ?Dr. Antônio J. Marquês?, do Conjunto São Bento
Dia D contou com brinquedos e distribuição de algodão doce
Dia ?D? da vacinação contra a poliomielite e sarampo movimenta Unidades de Saúde