Comitiva do Desembargador Federal Tadaaqui Hirose chega em Arapongas nesta sexta-feira

ADMINISTRAÇÃO | Em 28/05/2015 às 10h54, atualizado em 29/05/2015 às 14h36 Por Assessoria de Imprensa
O prefeito Padre Beffa recepcionará em seu gabinete nesta sexta-feira, 29, às 14h o Desembargador Federal Tadaaqui Hirose, que recebe o Título de Cidadão Honorário através da Câmara Municipal de Arapongas. A comitiva do Desembargador será integrada pelas seguintes autoridades, Juiz Federal Eduardo Tonetto Picarelli - Juiz Federal Auxiliar da Presidência do TRFda 4ª Região; Juiz Federal Nivaldo Brunoni - Diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Paraná; Juiz Federal Márcio Augusto Nascimento - Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Londrina/PR; Juiz Federal Antônio César Bochenek - Presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e Sr. Toshio Ikeda, Cônsul Geral do Japão em Curitiba (Jurisdição: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Ao deixar o Paço Municipal o Desembargador Federal Tadaaqui Hirose, I. Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região seguirá para um chá da tarde na Colônia Esperança, onde haverá dança, canto, plantio de cerejeira e demais apreciações da cultura japonesa. A solenidade de entrega do Título de Cidadão Honorário será realizada às 19h, no Teatro Oduvaldo Vianna Filho “Vianinha”, na Rua Mutum, s/n — Praça Cacilda Becker.

Nascido em Guaimbê — SP, Tadaaqui Hirose mudou-se para Arapongas ainda criança. Filho de imigrantes japoneses, graduou-se em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, Paraná, e em Direito, pela Universidade Estadual de Londrina. Começou a vida profissional como advogado. Em 1979, ingressou na magistratura estadual, atuando em quatro comarcas no interior do Paraná. Em 1987, tornou-se juiz federal. Foi titular da 9ª Vara Federal de Curitiba e exerceu cargos de vice-diretor e diretor de Foro da Seção Judiciária do Paraná. Entre agosto de 1991 e agosto de 1993, foi membro do Tribunal Eleitoral do Paraná. Hirose tornou-se desembargador do TRF4 em novembro de 1999. No tribunal exerceu os cargos de presidente da 6ª Turma Previdenciária, entre 2001 e 2003, Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, entre 2003 e 2005, presidente da 7ª Turma, de 2009 a 2011, e corregedor geral, de 2011 a 2013, ano em que assumiu a presidência da Corte (biênio 2013/2015).