Reabertura do Cine Teatro Mauá emociona o público com trilhas sonoras que marcaram a história do cinema

CULTURA | Em 22/05/2015 às 14h24, atualizado em 22/05/2015 às 14h55 Por Assessoria de Imprensa
Emoção, alegria e boas recordações. Foram esses sentimentos que a reabertura do Cine Teatro Mauá provocou no público presente no espaço cultural nesta quinta-feira, 21. A apresentação de músicas inesquecíveis com a Banda Big Band envolveu a plateia, fazendo uma viagem ao passado com trilhas de filmes, seriados e clips. Para expressar a arte da música as academias de dança Fórmula Dance, Escola de Dança Luciano Graça, Escola de Dança Meia Ponta, Ballet Adágio, Art Hope e Dayane Danças Árabes abrilhantaram a reabertura do Cine Teatro Mauá, envolvendo ainda mais o público no espetáculo e arrancaram aplausos da plateia. Durante o cerimonial de reabertura grandes momentos foram relembrados desde a inauguração do Cine Teatro Mauá em 29 de maio de 1955.

A secretária da Cultura, Lazer e Eventos, Édina Maria de Azevedo Kummell, muito emocionada, relatou todo o empenho de sua equipe durante a história do Cine Teatro Mauá e agradeceu a confiança e apoio da administração para que o espaço cultural fosse reaberto. “É um imenso prazer estar nesse palco, uma emoção muito grande. É a terceira vez que eu abro esse cinema e creio que não é por acaso, nada é por acaso. À todas as pessoas nosso muito obrigado, todos se envolveram nesse propósito, que é um dos planos de governo do prefeito Padre Beffa. Mas sobretudo, quero agradecer minha equipe maravilhosa, que eu chamo como minha tropa de elite e eles são fantásticos, eles fazem acontecer. E tudo vai acontecer nesse palco, aqui nós vamos fazer história, vamos continuar fazendo história. Obrigada pela presença de vocês”, declarou a secretária.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdeir José Pereira (Maringá), parabenizou o trabalho da equipe da Cultura e toda a administração pelo respaldo para que o palco do Cine Teatro Mauá voltasse a ser palco de grandes espetáculos. “Esse local é um patrimônio que o município tem e precisa ser lembrado e a administração Padre Beffa e Bazana não mediu esforços para que isso se tornasse realidade. Aqui neste palco muitas histórias acontecerão, bem como já aconteceram no passado e a partir de agora muitos jovens terão a oportunidade de participar desse novo momento cultural. Araponga hoje, tem uma cara nova, parabéns a todos e principalmente, a população que participa dessa nova história pois tudo é realizado para vocês”, destacou Maringá.

“Que saudade”, assim declarou o prefeito Padre Beffa no início de seu pronunciamento na reabertura do Cine Teatro Mauá e continuou. “Chegando aqui muitas recordações vieram a mente, comecei a lembrar do primeiro filme em cartaz aqui, A Viúva Alegre, em 29 de maio de 1955. Este foi o grande espaço da juventude araponguense, muitas histórias, muitos encontros e reencontros. E agora vejo o Cine Teatro Mauá reformado e sendo promessa para futuras gerações artísticas do nosso município, sinto aquele gosto de dever cumprido. Parabenizo a secretária Édina, que junto a sua equipe lutou para que esse dia acontecesse. Eu em nome da administração, desejo que esse local seja novamente um espaço de alegria e entretenimento para o povo de Arapongas. É isso que nós vamos escutar de agora em diante aqui no nosso querido Cine Teatro Mauá”, concluiu o prefeito.

O Cine Teatro Mauá foi inaugurado em 29 de maio de 1955, fundado e dirigido inicialmente pela família Codato. O Cine e Teatro já vinha sendo administrado pela Prefeitura Municipal, e oficialmente incorporado ao município em 2002. O espaço estava desativado desde o final de 2011, quando um vendaval atingiu a estrutura destelhando parte do prédio, o que ocasionou a degradação do palco, das luzes cênicas e das instalações elétricas uma vez expostos ao sol e chuva. A reforma do prédio teve início em agosto de 2014, recuperando a estrutura e a rede elétrica, garantindo a segurança e um ambiente apropriado para as apresentações artísticas.

A Secretaria de Cultura informa que devido à grande procura dos ingressos para a reabertura, os quais esgotaram com uma hora de distribuição, o espetáculo será apresentado novamente nos dias 02 e 03 de junho a partir das 20h para que todas as pessoas interessadas possam desfrutar das apresentações artísticas. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no dia do espetáculo até às 18h na bilheteria.