Em 2015 o projeto Família e Escola no Desafio Educacional inicia em uma escola rural de Arapongas

EDUCAÇÃO | Em 25/03/2015 às 17h02, atualizado em 25/03/2015 às 17h13 Por Assessoria de Imprensa
A Escola Rural São Carlos, da rede municipal de ensino, recebeu nesta terça-feira, 24 a equipe da Secretaria Municipal de Educação, acompanhada pela secretária da pasta Elizabete Humai de Toledo, que foi ministrar a palestra inaugural a respeito do projeto "Família e Escola no Desafio Educacional". Diretora, professoras e pais atenderam o convite e conheceram o projeto que tem por objetivo auxiliar alunos e pais no processo educativo de seus filhos.

A coordenadora do Setor de Ensino Religioso, Maria Ginês M. de Lima, explicou como as ações do projeto se desenvolvem a partir do que a estrutura da escola oferece às crianças e do que ela recebe de casa. "As orientações deste projeto objetivam facilitar a aprendizagem da criança em casa e na escola. O programa conta com a participação de fisioterapeutas, fonoaudiólogas e psicólogas, entre outros, para acompanhar os participantes", explicou.

A secretária Elizabete Humai de Toledo, discorreu sobre a importância do "Escola de Pais", e orientou a respeito do incentivo positivo para apoiar o desenvolvimento do filho. "Nós precisamos que o incentivo seja constante e, nunca, nunca mesmo os pais devem demonstrar ao filho que desconfiam que ele não está aprendendo, ou que ele não é capaz. Explique que ele não aprendeu... ainda! O importante é situar no tempo para manter a criança confiante. Hoje ela não entendeu mas amanhã ela pode. Com relação às tarefas de aula, acompanhe a dificuldade e relate para a professora", disse Elizabete.

André Gregório, o fisioterapeuta presente na palestra apresentou um modelo de uma das partes da coluna vertebral (em tamanho real), e aproveitou para expor o que acontece a todos e, especialmente aos alunos que vivem uma rotina de má postura. "Na escola um dos profissionais que participam da avaliação postural é o professor de Educação Física, entre outros avaliadores que auxiliam, inclusive os pais também podem observar a postura da criança, desde já", ressaltou André, observando que ao receberem relatórios de algum caso, programam o atendimento com a equipe na própria escola.

Os pais participaram com perguntas e observações o que enriqueceu o evento, que teve sorteio de brindes ao final. Da equipe que está à frente do projeto, estiveram presentes a professora Irahy Mantovani, Teresa Pauluci e a diretora de Educação Infantil, Davina Bozina Armando.