PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

SEASPMA recupera cerca de 70 km de estradas rurais no segundo semestre de 2014

AGRICULTURA | Em 29/01/2015 às 08h52, atualizado em 29/01/2015 às 13h30 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Agricultura Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) divulgou o relatório dos serviços de recuperação total e manutenção das estradas rurais no período de junho a dezembro de 2014. Somente no segundo semestre de 2014 cerca de 70 quilômetros de estradas receberam os serviços da Secretaria, entre recuperação total, readequação e manutenção, os quais proporcionaram melhorias para os moradores e proprietários rurais no deslocamento da comunidade, transporte escolar e escoamento da safra.

Segundo o diretor de Agricultura, Carlos Helbel, o trabalho desenvolvido no período atendeu as estradas da Taiuva, Velha Aricanduva, Coqueiral, Ponte Seca, Araguari, CETEC, Arahi, marginal PR 444, Campinho, Novo Mundo, Orle, Aliança, além da limpeza nas caixas d’água da Estrada do Pelé. “Entre os 70 quilômetros de readequações, houve recuperação total na Estrada do Orle, Taiuva e Arahi (Myake). Para tanto, utilizamos o maquinário do município e o quadro operacional da SEASPMA e SEODUR. No caso do cascalho, que é o principal material para a recuperação das estradas, após a licença ambiental conferida pelo IAP, fazemos a extração em propriedades particulares que nos cedem graciosamente”, explicou o diretor.

O diretor ressalta que as atividades de recuperação têm garantido o bom desempenho no trabalho diário dos produtores. “A nossa equipe não tem medido esforços para melhorar o tráfego na zona rural e em seis meses muitas famílias foram beneficiadas com as ações. Para 2015 a expectativa é ainda maior, uma vez que iremos contar com um número maior de maquinários com a chegada recente do rolo compactador, cinco caminhões basculantes, um caminhão pipa, duas pás carregadeiras e uma mini pá”, destacou Carlos. Ele acrescenta falando sobre a chegada de mais uma pá carregadeira, que está prevista ainda para esta semana.

Para o secretário da SEASPMA, Vanderlei Carlos Sartori Junior, a administração tem investido muito em maquinários, o que irá otimizar os trabalhos de recuperação nas estradas rurais. “Tivemos um grande avanço nos trabalhos neste último semestre. Isso reflete diretamente na vida das comunidades da zona rural. Vale ressaltar que os próprios moradores e a EMATER, através do Conselho de Desenvolvimento Rural, participam da elaboração do cronograma de atividade nas estradas, onde em reuniões periódicas são definidas as prioridades para a realização dos trabalhos e cada comunidade é representada por dois moradores”, enfatizou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, recentemente foram adequadas três pontes que não possibilitavam a passagem de caminhões, sendo as pontes da Orle, Mantiqueira e Km 9. Para tanto, a Prefeitura disponibilizou todo o material necessário e os próprios produtores realizaram o serviço. “A parceria entre a comunidade e o Poder Público é fundamental para o êxito de nosso trabalho”, salientou o secretário.