PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

DIRETRAN realiza revitalização da sinalização viária com faixa especial para ciclistas

SEGURANÇA E TRÂNSITO | Em 28/08/2014 às 17h20, atualizado em 29/08/2014 às 09h07 Por Assessoria de Imprensa
Aos ciclistas, uma orientação para travessia com cuidado por ser local de trânsito intenso
A Diretoria de Trânsito iniciou nesta semana a revitalização viária no entroncamento das Ruas Garatinga, Drongo e Condor na entrada da cidade. O local apresenta um grande fluxo de veículos, por ser uma das entradas da cidade e ainda do Parque Industrial. A revitalização irá orientar pedestres, ciclistas e condutores que passam pelo local indicando o caminho correto para todos os sentidos. A novidade é a marcação de cruzamento rodocicloviario, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, que indica a existência da ciclovia no cruzamento.

O diretor de trânsito, Antônio Aparecido de Oliveira, explica que normalmente a ciclovia é sinalizada com faixas pontilhadas na cor branca, mas ao tratar-se de uma ciclovia que passa por um cruzamento, a sinalização viária deve apresentar o preenchimento em cor vermelha entre as faixas pontilhadas. "Esta faixa chama ainda mais a atenção do condutor para a passagem do ciclista. Para que o motorista, ao se deparar com o sinalização luminosa fechada, não pare o carro de forma a interromper a circulação do ciclista", explicou Oliveira. Ele acrescenta que todos os cruzamentos com ciclovias seguirão este padrão de sinalização viária e que o entroncamento em questão terá nos próximos dias novas placas de indicação para maior orientação no trânsito.

Os trabalhos de sinalização viária na região serão intensificados no período noturno com o novo equipamento de pintura que garante maior rendimento, evitando assim maiores transtornos no trânsito. De acordo com o diretor de trânsito a revitalização viária permitirá maior segurança no tráfego da cidade e destaca que os trabalhos seguem a determinação do prefeito Padre Beffa, que enfatiza a importância do trabalho. "No trânsito, a segurança dos pedestres, ciclistas e a educação dos motoristas são de extrema importância para evitar acidentes, que tantos sofrimentos têm causado às nossas famílias araponguenses", disse o prefeito.