Reforma do Cine Teatro Mauá está 80% pronta

CULTURA | Em 28/08/2014 às 15h17, atualizado em 28/08/2014 às 15h19 Por Assessoria de Imprensa
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Obras informa que nesta semana as obras de reforma no prédio do Cine Teatro Mauá entraram em fase de pintura e instalação elétrica, estando com 80% do trabalho concluído. O valor da obra está orçado em R$ 168.578,06, com recursos próprios do município.

O projeto, segundo o secretário de Obras, Pedro de Marco Junior, prevê o saneamento completo dos problemas estruturais que vinham sendo enfrentados pelo prédio do antigo cinema, desativado desde o final de 2011 por conta de um vendaval, que prejudicou a estrutura do telhando e consequentemente, ocasionou a degradação do palco, luzes cênicas e instalações elétricas. "A previsão é que o prédio seja entregue antes do aniversário da cidade, comemorado no dia 10 de outubro", informou o secretário.

O prefeito padre Beffa mais uma vez manifestou a importância na obra, que preserva um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Arapongas, sendo palco desde sua inauguração, em meados da década de 50, de muitos espetáculos e vitrine das mais variadas expressões artísticas e culturais da população local."Partindo deste princípio, estamos garantindo mais um espaço cultural para a população e ao mesmo tempo preservando o nosso patrimônio histórico e cultural para as gerações futuras", comentou o prefeito.

Conforme a Secretaria Municipal de Cultura, que administra o local, o Cine Teatro Mauá foi inaugurado em maio de 1955 e oficialmente incorporado ao município em 2002. Após um período de desativação agora ele se prepara para voltar a ser um importante espaço cultural de Arapongas e região."É gratificante vermos o Cine Mauá sendo recuperado e também uma grande satisfação poder incorporá-lo novamente ao calendário de eventos culturais do município, que estava se ressentindo pela falta que este importante espaço cultural estava fazendo ", comentou a secretária de Cultura Édina Kummel.