PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Projeto educacional promove plantio de árvores frutíferas no Conjunto Tropical

EDUCAÇÃO | Em 20/08/2014 às 16h51 - Por Assessoria de Imprensa
Coordenadora, diretoras e representante da empresa - parceiras no projeto ambiental
Em Arapongas a prefeitura apoia projetos educacionais ambientais que resultam em benefícios ao meio urbano e uma melhor conscientização cidadã. Pelo segundo ano consecutivo o projeto "Plante uma Árvore hoje e colha Vida Amanhã", coordenado pela professora Lélia Zanin do Colégio Estadual Emílio de Menezes, foi levado a efeito no Conjunto Tropical com o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas como araçá, goiaba, jambo, entre outras, incluindo o Ipê Amarelo, árvore nativa e símbolo do Brasil.

Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, neste projeto inserido em uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta, coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Para a coordenadora Leila o projeto acontece de maneira satisfatória. "Com os estudos e a participação dos alunos no plantio das mudas realizamos mais uma etapa do projeto já estabelecido", destaca a professora.

O secretário da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente Vanderlei Carlos Sartori Junior, esteve presente representando o prefeito Padre Beffa. Em sua fala Sartori Junior lembrou que ao receber a incumbência de dirigir a secretaria de Meio Ambiente, o prefeito solicitou a ele que não deixasse a influência política se estabelecer nas ações ambientais. "O prefeito determinou que nas ações e projetos da secretaria apenas cumpra-se a lei", esclareceu o secretário, expondo que essa é uma das diferenças desta administração no trato com as questões públicas, especialmente com relação a responsabilidade ambiental no meio urbano.

Sartori Junior destacou também o desafio de tornar Arapongas a cidade mais limpa do Brasil e aproveitou a presença dos jovens alunos explanando que a cidade é grande o que dificulta a fiscalização em todos os pontos, e que hoje quem tem um celular com câmera pode contribuir e denunciar. "Para isso não estamos precisando de mais funcionários, mais tratores. Precisamos do cidadão para auxiliar na fiscalização quando encontrar pessoas fazendo despejos em locais impróprios. Este é um apelo da Secretaria", externou o secretário.

As diretoras Cristiane C. P. Rossetti do Colégio Estadual Emílio de Menezes e Regina Demelo de Carvalho do Colégio Anésio Alves de Azevedo estiveram presentes orientando os alunos nesta parceria que aconteceu com os dois colégios estaduais, a Associação de Bairro do Conjunto Tropical, os Guardiões da Natureza, Secretaria de Meio Ambiente e Prefeitura de Arapongas com apoio Móveis Estrela, empresa local.