Notícias da Secretaria Municipal de Educação de Arapongas

Notícias da Educação

Grande evento marca formatura do Proerd 2019

EDUCAÇÃO | Em 03/10/2019 às 14h04, atualizado em 03/10/2019 às 16h33 Por Assessoria de Imprensa

Cerimônia formou 1.400 alunos em Arapongas

Mais de 5 mil pessoas prestigiaram a Formatura do Proerd 2019, ocorrida no Ginásio de Esportes Luiz A. Zin. O programa de resistência às drogas realizado pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar do Paraná (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária – BPEC) contemplou 1.400 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino. Ao longo do ano, monitores da patrulha escolar atuaram em sala de aula com o propósito de auxiliar cada estudante a tomar decisões seguras e responsáveis, resistindo às drogas e a violência, tendo como material didático uma apostila intitulada: “ Caindo na real”.

Durante a solenidade, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, parabenizou todos os envolvidos neste grande programa que alia educação e segurança aos jovens. “O Proerd foi retomado em nossa gestão e, isso muito nos orgulha. Investir em educação é primordial para o futuro do país. Nossas crianças aprendem ao longo do Proerd noções valorosas à vida, tornando-os adultos conscientes. Somos gratos ao apoio incansável da Patrulha Escolar pelo bom trabalho desenvolvido. Queremos envolver cada vez mais nossas crianças em projetos do bem, que levarão para o resto de suas vidas”, celebrou. Em sua fala, Onofre ainda reiterou demais projetos e investimentos que contemplam  educação aliados com a segurança, entre eles, a implantação da primeira Escola Municipal Militar - a Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski, localizada no Conjunto Padre Bernardo,  poderá ser a primeira a adotar o sistema militar , e também a construção de um Colégio Estadual Militar, no Conjunto Alto da Boa Vista – com investimentos do Governo Estadual(Secretaria de Desenvolvimento Urbano  e Fundepar, na ordem de R$ 7,7 milhões.

Satisfeito com os resultados alcançados, o tenente Renan Rodrigues Prado – comandante da 4ª CIA Patrulha Escolar, agradeceu a atual gestão pelos esforços e parceria, com o desejo de que no próximo ano demais alunos sejam contemplados dentro do Proerd. “ A Prefeitura de Arapongas abraçou essa causa nobre, e juntos pudemos fazer a diferença em 1.400 alunos e famílias. Aproveito aqui para mandar um recado aos pais, para que abracem seus filhos, os ouça sempre, a atenção em casa é fundamental para que os ensinamentos do Proerd dêem resultados. Aos alunos, desejo uma vida repleta de vitórias e que repassam tais ensinamentos para as pessoas próximas”, disse.

No decorrer do evento, os “Alunos Destaque Proerd 2019” de cada umas das Escolas foram agraciados com o recebimentos de bicicletas, entre pelas autoridades. A entrega de todos os certificados será concedida diretamente nas Escolas Municipais.

Para encerrar, um dos momentos mais importantes da noite, o Juramento Proerd, orientado pelo grupo de monitores, soldado PM Aline, PM Silvia, PM Firmino, PM Mendes e  PM Sartori. Em um grande coro, os alunos formalizaram a cerimônia com os seguintes dizeres: “Eu, aluno proerd, prometo a mim mesmo, aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e autoridades aqui presentes, a ficar sempre longe das drogas, da violência. Assim eu prometo. Viva o Proerd!

Participaram também do evento o vice-prefeito, Jair Milani, secretário de Educação, Professor Peta e secretários municipais, comandante da 7ª CIPM, Capitão Humberto Cavalcante, presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Alves, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros de Arapongas, tenente Cândido,  chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Cristiane Pablos, presidente do Conselho Tutelar, Florisa Cheles, vice-presidente do Conselho Municipal Anti-drogas, Claudemir Sanches, representantes municipais de Rolândia, funcionários da secretária de Educação, comandante  do 2º pelotão da 4ª Cia de Patrulha Escolar Comunitária de Londrina, subtenente Rogério da Costa Souza e demais autoridades.