Centro Municipal de Educação Infantil Dom Romeu Alberti

PLANO DE AÇÃO

Da Direção
A diretora propõe coordenar as ações desencadeadas pela Educação Infantil, buscando a melhoria do processo de cuidar, com inovações, métodos e técnicas a serem utilizadas no trabalho diário.

Da Secretaria
A secretaria tem sob sua responsabilidade os serviços de documentação (matrícula/ transferência)

Coordenação
A equipe da coordenação da Educação Infantil é centralizada na Secretaria Municipal da educação Infantil, sendo designada pelo Secretário da Educação.

Corpo Docente
A ação do educador infantil, como mediador entre as crianças e os diversos universos sociais no quais elas interagem, possibilita a criação de condições para que possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesma e ao outro, assim como desenvolver sentimentos de justiça e ações de cuidado para consigo e para com os outros. Cabe ao educador dar oportunidade para que as crianças participem do estabelecimento de regras que irão ajudá-los diretamente.
A ele cabe organizar o ambiente, a segurança de tal forma a garantir a postura mais adequada para cada momento proporcionando à criança novos desafios, considerando seus progressos. Para tal, o educador precisa ter clareza e dominar o conhecimento, a medida que as crianças desenvolvem a diversidade dos acontecimentos do mundo social e natural.
A programação será elaborada atendendo as necessidades dos alunos de constituírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento. Elas atenderão as necessidades do educando para uma vida melhor e participativa, contribuindo para a formação da cidadania, capacitando-o a pensar por conta própria. Serão atividades de interação social em situações diversas que promovam a aprendizagem das crianças.