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Robótica passa a ter status de disciplina na Rede Municipal

EDUCAÇÃO | Em 20/02/2019 às 14h32, atualizado em 21/02/2019 às 13h08 Por Assessoria de Imprensa

Aluno/Robótica

A Robótica Educacional foi implantada no currículo da Rede Municipal de Ensino em maio de 2018 e além de se encaixar nas inovações tecnológicas exigidas na educação moderna, também vem cumprindo sua finalidade de melhorar os índices de desenvolvimento dos alunos.

Por este motivo, segundo o setor responsável da Secretaria Municipal de Educação, para este ano letivo, a matéria que antes era aplicada junto com as aulas de Ciências, passa a ter status de disciplina, com professores específicos e aulas duas vezes por semana.

Neste sentido, os alunos terão avaliações trimestrais com boletins de 1º e 2º ano adotando critério de conceitos de aprendizagem e de 3º ao 5º ano, notas práticas e escrita.

Capacitação

Atualmente cerca de 40 professores atuam no projeto de Robótica, passando por capacitações periódicas com conteúdo prático e teórico, sendo a última delas ocorrida durante a Semana Pedagógica.

Preferência

O projeto beneficia cerca de 6 mil alunos de 1ª ao 5ª ano, sendo que as aulas de robótica acabaram se tornando a favorita entre eles, uma preferência ocupada anteriormente pelas aulas de Educação Física.

Kits

O conteúdo programático é constituído por kits para professores, compostos de roteiro exploratório, com conteúdo curricular e sugestões de montagens e trabalhos manuais. 

Os kits para alunos contêm o registro do cientista com material para anotação das atividades e guia de montagem, com apresentação das etapas para composição de mecanismos robóticos.

Para este ano a intenção da Secretaria de Educação é implementar ainda mais o projeto de Robótica nas Escolas, uma vez que a prática está alinhada às profissões do futuro e proporciona aos alunos conceitos importantes de trabalho em equipe, imaginação e criatividade.




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