Centro Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos


PLANO DE AÇÃO


O Plano de Ação do Centro Municipal de Educação Infantil “Primeiros Passos” foi elaborado coletivamente, buscando um trabalho efetivo no ano de 2016 para o desenvolvimento integral de seu aluno. Nele estão descritas as atividades que serão propostas e trabalhadas pela equipe, bem como grupos de estudo e formação dos mesmos.
- Semana Pedagógica — A Semana Pedagógica é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e contempla todos os professores da rede municipal, com palestrantes, oficinas e reuniões voltadas para o trabalho pedagógico e as práticas em sala de aula, é realizada no início e no meio do ano letivo.
- Dia Internacional da Mulher — Cada turma trabalhará o tema em sala de aula nesta semana, utilizando-se de metodologias variadas e elaborando cartazes para exposição na secretaria e uma pequena lembrança para comemorar a data. O CMEI organizará um café da manhã/ chá da tarde para as mulheres.
- Dia do Circo — Para trabalhar esta data cada turma elaborará em seu planejamento atividades que envolvam o circo e sua história em nossa cultura, propondo atividades circenses no dia, muita música e alegria.
- Dia Mundial da Água — Para explorar este tema será proposto aos alunos atividades de conscientização a partir da nossa realidade, cada professor desenvolverá em sala projetos individuais em seu planejamento, englobando a importância da água para a vida na terra e a atual situação do planeta com a poluição e o desperdício, mostrando o nosso papel para transformar a nossa realidade.
- Páscoa — A Páscoa é uma data muito especial e esperada por todos, principalmente as crianças. Por isso neste dia o CMEI montou um projeto que envolverá todas as turmas em um dia diferente, com brincadeiras, dinâmicas, teatro, caça aos ovos, culinária, filme e muito mais. Em sala os professores também trabalharão as questões relacionadas a esta data de forma neutra.
- Dia Nacional do Livro Infantil e Monteiro Lobato — Nesta data o CMEI realizará a inauguração de sua Biblioteca e lançará para os alunos um projeto previsto no P.P.P. que se chama “Maleta Viajante”. Para isso será realizada uma contação de história na Biblioteca com cada turma, onde um aluno será sorteado para escolher um livro e levar para casa na maleta, que será elaborada pelas professoras. A partir de então, toda semana as turmas irão ter um momento na biblioteca a fim de estimular o gosto pela leitura. Em sala os professores também explorarão a data em seu planejamento, com atividades e práticas relacionadas a mesma.
- Dia do Índio, Tiradentes e Descobrimento do Brasil — Estas datas, por serem perto uma das outras, serão trabalhadas em conjunto pela instituição. Para a decoração da entrada e exploração das mesmas será proposto um painel coletivo que envolva todas as turmas, onde cada uma será responsável por uma determinada parte, nele estará sendo mostrado o descobrimento do Brasil, os índios que aqui viviam e o herói brasileiro Tiradentes. Além do trabalho para a confecção do painel, cada professor explorará o tema em sala de aula e os PRÉ’s realizaram no CMEI apresentações sobre essas datas com músicas e poemas.
- Dia das Mães — O dia das mães será um evento comemorado por todo o CMEI, sendo assim, envolverá todas as turmas no processo. Inicialmente os professores elaborarão projetos em sala que envolvam o tema “função materna”, explorando a diversidade familiar presente em nossa sociedade atual através de diálogos que mostrem a função materna na nossa vida e sua importância. Os alunos confeccionarão lembrancinhas para suas mães de acordo com a faixa etaria da turma, e na semana que antecede a data será realizado no CMEI um café da manhã/tarde com apresentações.
- Dia Mundial do Meio Ambiente — Esta data será explorada durante todo o segundo semestre. As turmas farão em sala projetos individuais envolvendo o tema e haverá no coletivo um cronograma de atividades para a inserção da horta na instituição. Esta horta será criada pelos alunos e comunidade com o intuito de trabalhar no concreto com a natureza o conteúdo ja abordado na sala de aula, incentivando e mostrando os benefícios que ela nos proporciona, já incluindo a importância de uma alimentação saudável. A horta utilizará o lixo orgânico da instituição através da compostagem, realizando a separação do mesmo. Os alunos terão colherão os legumes e verduras tanto para levar embora quanto para receitas da própria instituição.
- Olimpíadas Rio 2016 — Assim como o meio ambiente, as Olimpíadas Rio 2016 será trabalhada durante todo o segundo semestre do ano letivo. Para isso os alunos formarão um projeto coletivo que envolverá as turmas desde a decoração da instituição até a participação de uma Mini Olimpíada no próprio CMEI, culminando nas apresentações de encerramento do ano. Além das Olimpíadas, será explorada as Paraolimpíadas.
- Festa Junina — Este ano a Festa Junina entrará no clima dos jogos e será realizada na prórpia instituição, com a participação de todos os alunos em uma linda apresentação para a comunidade, trabalhando as danças típicas, roupas e comidas, a fim de que os alunos tenham contato com a cultura popular.
- Semana da Pátria — O CMEI explorará esta data através de projetos em sala de aula elaborados pelos professores, cantando com os alunos o Hino Nacional e o Hino de Arapongas uma vez por semana.
- Festa da Primavera — Será realizado na instituição a Festa da Primavera, onde as turmas trabalharão a natureza, as estações do ano e o Dia da Àrvore, plantando e cultivando sementes na própria instituição, para isso será montado um projeto coletivo com teatro e brincadeiras.
- Conhecendo a Nossa Cidade — Este projeto será trabalho no mês de Outubro quando Arapongas comemora seu aniverásio, em sala os professores trabalharão fatos históricos sobre a mesma, com recursos audiovisuais a fim de que os alunos conheçam mais sobre a cidade realizando passeios em seus pontos principais como a praça da igreja matriz e a Biblioteca Municipal.
- Dia da Criança — Para comemorar esta data o CMEI promoverá um projeto coletivo envolvendo todos os dias da semana, com muita festa, alegria e diversão.
- Consciência Negra — No mês de novembro será elaborado na instituição atividades que explorem esta data a fim de combater preconceitos e promover a igualdade entre todos, para isso será utilizados recursos audioviduais integrados ao planejamento dos professores, além de brincadeiras e teatro envolvendo todos no processo.
- Natal - O Natal será explorado pela instituição através de atividades desenvolvidas em sala e na decoração do mesmo.
- Encerramento do Ano Letivo — O encerramento será feito em cima das Olimpíadas Rio 2016, com apresentações e exposições de trabalhos dos alunos sobre o tema.
- Assinaturas de Boletins — As assinaturas acontecerão ao final de cada bimestre, os pais utilizarão este momento para diálogo e participação na vida escolar de seus filhos(as).