Escola Municipal Padre Germano Mayer

HISTÓRIA

Estando o bairro da Vila Nova do Município de Arapongas necessitando de escola, resolveu o prefeito Dr. José Colombino Grassano edificar na Rua Ave lira no número 140, zona urbana da cidade, um estabelecimento de ensino e para isto enviou o projeto à Câmara de Vereadores, que de pronto aprovou e por sugestão do edil Marino André colocou o nome de Padre Germano Mayer, a Escola foi criada através do artigo 13/411561, da Lei Municipal nº. 577, do orçamento de 1965 das verbas destinadas à Edificações Públicas do Município.Teve seu funcionamento iniciado a 7 de março de 1966, tendo em sua direção a professora Dirce Grassano Luders. O nome da Escola é uma homenagem póstuma ao Padre Germano Mayer, primeiro vigário Palatino radicado em Arapongas.

A inauguração de Grupo Escolar Municipal “Pe. Germano Mayer” se deu a 8 de maio do mesmo ano, data em que foi entregue o Estabelecimento ao povo e à Paróquia de São Vicenti Palotti.

Em 1967, passou para o quadro dos Estabelecimentos Públicos do Paraná, sendo, oficializado como Estabelecimento da Rede Estadual de Ensino do Paraná através do Decreto de criação nº. 3.602, de 03/05/73, D. O. de 09/05/73, com a denominação de Grupo Escolar “Padre Germano Mayer” - Ensino de 1º Grau, e de 1983 a 1997 — Escola Estadual “Padre Germano Mayer”- Ensino de 1º Grau.

A partir de 1998 a Escola municipalizou-se sob a Resolução nº. 1710/98 passou a chamar-se Escola Municipal “Padre Germano Mayer” - Ensino Fundamental, sendo criada e autorizada a funcionar pelo Decreto nº. 2673/80 de 23/07/80 e o Ensino Fundamental de nove anos pelo Parecer nº. 246/2007.

O estabelecimento funciona no regime da Lei 9394/96, atendendo do 1º ano do Ensino Fundamental I ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e Educação Infantil, tendo como mantenedora a Prefeitura Municipal de Arapongas

A Associação de Pais e Mestres foi registrada sob nº. 70, em 10/06/1974 no livro “A” de pessoas jurídicas.

A história da nossa Escola continua sendo construída, pois cada membro dela dá a sua contribuição e colabora com esse processo contínuo e constante.

A partir do ano de 2006, foi implantado o Projeto de Inclusão atendendo alunos com necessidades especiais — transtornos globais do desenvolvimento, baixa visão e surdez, altas habilidades comorbidades comportamentais e afetivas- contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, recebendo um atendimento especializado por profissionais na área da Educação Especial e Libras.

Atualmente o estabelecimento funciona sob a Direção da professora Roberta Silva Almeida de Barros, atende 453 alunos no Ensino Fundamental de nove anos, através da Lei 11274.

No ano de 2015 pela décima primeira vez a escola recebeu o prêmio do Rotary Clube de Arapongas “Destaque Profissional” de melhor escola municipal do município de Arapongas e melhor direção, tendo como diretora a Sra. Roberta Silva Almeida de Barros.

Um trabalho em conjunto, vence desafios, enfrentar problemas e em união busca melhorias e atinge o sucesso, buscando constantes inovações e conhecimentos, visando à qualidade da educação e a formação integral do aluno.