Escola Rural Municipal Duque De Caxias

HISTÓRIA

Localização — A Escola Rural Municipal Duque de Caxias está localizada à Rua Principal, no Bairro Campinho, Rodovia Antônio Mendes Vasconcelos — PR 218, a oeste no município de Arapongas, Paraná.
Histórico — Na década de 30, outros colonizadores tiveram passagem importante na Água do Campinho. Muitos fixaram residência e escreveram mais uma página importante na história, como é o caso do pioneiro Domingos Macur, hoje reconhecido por seus conterrâneos e amigos como um dos principais pioneiros do local, sendo que o mesmo chegou ao Campinho em 1936 e ajudou a comunidade a ter um pouco mais de conforto, juntamente com outros companheiros. Juntos fizeram uma grande campanha para arrecadar donativos em prol da construção da escola e da capela.
A primeira escola foi construída em 1939, denominada Escola Duque de Caxias, sendo o primeiro professor, o pioneiro José Ruiz.
As atividades da escola aumentaram e em 1952, com 80 alunos matriculados, contando com as professoras Maria Olinda Bordignon, Ivone Lourdes Gerent, Margarida Kindiuk, dentre outras.
Nossos alunos advêm de famílias de classe trabalhadora e na sua maioria moram em propriedades rurais, em chácaras ou lotes próximo à escola e há ainda os que vêm da cidade por opção dos pais por uma escola de tempo integral.
Atualmente a escola conta com 18 funcionários para atender aproximadamente 70 alunos matriculados regularmente em tempo integral, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de nove anos, onde no período da manhã cursam o ensino regular e no período da tarde complementam os estudos com atividades culturais e esportivas, bem como atividades que auxiliam no conteúdo trabalhado no ensino regular.
O ensino em Tempo Integral foi implantado para somar maiores recursos na aprendizagem dos alunos, com atividades diferenciadas e atrativas envolvendo-os de maneira integral e lúdica.
No contraturno atendemos os alunos com aulas de Reforço Escolar, Produção de Textos, Atividades Artísticas e Reciclagem, aulas de Psicomotricidade e também dispõe-se de tempo para realizar a chamada “tarefas de casa” — Tarefa Orientada, brincadeiras livres ou dirigidas, música, entre outros.
A escola busca um trabalho baseado na Pedagogia de Projetos, dentre eles a Banda Mirim Duque de Caxias, antes intitulada Banda Campim-Lata com instrumentos reciclados e naturais, hoje se tornou uma Banda completa com instrumentos originais apropriados ao tamanho das crianças, contando também com uma Comissão de Frente, todos uniformizados; também Projetos de higiene; Meio Ambiente (horta); Projeto de Combate ao Aedes Aegypit; Projeto de Leitura; entre outros.