Escola Municipal Papa João Paulo II - Educação Infantil

HISTÓRIA

Pensando no bem-estar da comunidade local, atendendo a solicitação da população, é que se teve a iniciativa de projetar a construção da Escola Municipal “Papa João Paulo II”.

Sensibilizados com o grande número de crianças, que migraram para outras escolas mais distantes, dependendo até de transporte é que se concretizou o projeto dessa construção.

Atualmente a escola atende alunos dos bairros: Conjunto Corina Pugliese, Conjunto Petrópolis, Conjunto Centauro e Conjunto Araucária.

A Escola Municipal “Papa João Paulo II” — Educação Infantil e Ensino Fundamental, inaugurada no dia 01 de agosto de 2006, é mantida pela Prefeitura Municipal de Arapongas, possui estrutura moderna e arrojada, com atendimento para 495 alunos organizados em 10 salas.

Como determina a Lei nº. 11.274 de implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Escola Municipal “Papa João Paulo II”, no ano de 2007, passou pela reestruturação e organização de seu sistema de ensino. Ofertando assim: Ensino Fundamental — duas turmas de (1º ano) do Fundamental de (nove anos) e oito turmas de Ensino Fundamental de (oito anos), distribuídas no período matutino e vespertino. No ano de 2008 deu-se continuidade ao processo, aumentando mais uma turma de 2ª série no período matutino.

No ano de 2011 iniciou-se a construção de 6 (seis) salas de aula para atender a comunidade escolar.

Esta Escola tem como missão proporcionar a todos o direito de aprender, de forma que a aprendizagem venha transformá-los em cidadãos capazes, criativos, sensíveis e solidários, críticos e conscientes de sua importância na formação e transformação de uma sociedade mais justa.

A Escola Municipal “Papa João Paulo II“, recebeu esse nome com intuito de homenagear o “Papa João Paulo II”, que se tornou uma pessoa extraordinária, respeitada por todos, o qual assumiu sua missão frente à Igreja Católica Apostólica Romana com muito vigor.

Tornou-se um grande defensor da Paz, fazendo o que estava ao seu alcance para evitar os conflitos mundiais, embora nem sempre fosse ouvido. A busca pelo diálogo entre os povos e as diferentes religiões, também foi uma de suas marcas, a valorização da família, da Igreja e da dignidade do ser humano. Enfim, deu-se a grande perda dessa pessoa que tanto nos ensinou o caminho da Paz e do Amor, no dia 01 de abril de 2005, deixou saudades e a certeza de que a semente colocada no coração brotou e cresceu. Desta forma, não podíamos deixar de homenageá-lo com tamanha gratidão e reconhecimento.