Escola Municipal Professora Diomar de Oliveira Pegorer

PLANO DE AÇÃO

1) Identificação da Escola

A Escola Diomar de Oliveira Pegorer situada à rua Canindé, 84, Vila Simoni, atende atualmente 358 alunos, distribuídos no Ensino Fundamental e Educação Infantil. A Instituição foi construída e autorizada a funcionar pela Resolução nº 4.095/92 de 03/12/1992 pelo Prefeito Drº Antonio Grassano Junior.
No corrente ano a escola tem 36 funcionários e conta com uma comunidade participativa a qual a grande maioria dos pais possui Ensino Fundamental completo.

2) Tema - Aprendizagem

Visando melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos, equipe pedagógica e professores trabalharão de forma interdisciplinar, a leitura, escrita, o raciocínio, expressão oral, corporal, motora através dos projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano, idealizados na escola e pela Secretaria de Educação, dos eventos comemorativos da escola, nos momentos de socialização escolar, nos conteúdos curriculares e propostos no Projeto Político Pedagógico.

3) Objetivo

Levar o aluno a ler, interpretar, raciocinar e resolver as diferentes situações cotidianas e escolares, buscando uma visão crítica com leitura de mundo diferenciada.

4) Justificativa

Devido a avaliação diagnóstica realizada com todas as turmas do Ensino Fundamental, a qual foi diagnosticada dificuldades de codificação, decodificação, raciocínio lógico, sequenciação, produção e reprodução textual, faz-se necessário a elaboração de um plano de ação que vise trabalhar os termos abordados, as dificuldades apresentadas cotidiamente que serão trabalhadas através de gráficos, literatura infantil, palestras, vídeos, debates, trabalhos em grupo e outros recursos pedagógicos, inclusive as aulas ofertadas no Programa Mais Educação.

5) Período

Este plano de ação será desenvolvido no período de fevereiro a dezembro do corrente ano.

6) Público Alvo

Para a realização do referido plano, teremos como público todos os alunos do 1º ao 5º ano, a Educação Infantil e professores.

7) Recursos

Recursos humanos.
Vídeos.
Livros.
Rádio.
Atividades diferenciadas.
Aplicação de Simulados.

8) Responsável

O projeto será aplicado por toda comunidade intra-escolar com responsabilidade da equipe pedagógica.

9) Resultados Esperados

Com todos os projetos idealizados pela escola, os apresentados pela Secretaria de Educação, projetos estes que serão trabalhados durante todo o ano letivo, buscando a participação da família, da comunidade intra e extra escolar, esperamos que dificuldades sejam sanadas, que haja motivação maior nas aulas, que o aprendizado seja mais significativo, que nossos alunos tenham mais expressão oral e corporal desenvolvidas, que a leitura de mundo e clareza de ideias sejam expressadas e registradas com finais desempenho, que as atividades de raciocínio lógico, produção e reprodução textual fiquem claras e com ordem nas expressões oral e escrita.

Fevereiro:

- Recepção e acolhida dos alunos.
- Carnaval (baile — cabelo maluco e fantasias) e texto informativo.

Março:

- Aniversário da escola: Histórico com presença de familiares da patrona da escola e bolo gigante.
- Dia da mulher (texto informativo, mural, cartazes, atividades diversificadas).

Abril:

- Páscoa: atividades diversas com todas as turmas e apresentações por ano.
- Índio (texto informativo, composição bidimensional e tridimensional, cartazes).
- Tiradentes (texto informativo, mural e atividades diversas).
- Descobrimento do Brasil (cartazes, mural, texto informativo, reprodução de texto).

Maio:

- Dia do Trabalhador (composição bidimensional e tridimensional, atividades diversas).
- Mães: Apresentação por turmas distribuídas nos dias da semana:

Matutino:
2ª feira: Educação Infantil;
3ª feira: 3º ano;
4ª feira: 4º anos;
5ª feira: 5º anos.

Vespertino:
2ª feira: Educação Infantil;
3ª feira: 1º anos;
4ª feira: 2º anos;
5ª feira: 3º anos.
Na sexta-feira confraternização com todas as mães (chá).

Junho:

- Festa Junina (Socialização com a comunidade intra e extra escolar).

Agosto:

- Pais (confraternização, bingo, vídeos educativos).
- Estudante (confraternização).

Setembro:

- Semana Cívica (texto informativo, atividades diversificadas, mural).

Outubro:

- Aniversário da cidade (texto informativo, cartazes).
- Dia da Criança: Semana com diversidade de atividades (filme, circuito, desafio, show de talentos.).
- Dia do Professor (Confraternização).

Novembro:

- Proclamação da República (texto informativo, atividades diversas).
- Consciência Negra (atividades diversificadas, mural).

Dezembro:

- Encerramento com os 5º anos e formatura da Educação Infantil.