Escola Municipal Professora Alzira Horvatich

Projetos Desenvolvidos:

Projeto Seara: O Projeto Seara nos propiciou a trabalhar com materiais reciclados mostrando para os alunos a importância de preservar e proteger o mewio ambiente através de poemas e pinturas em telas com o tema: Planeta como vai você? Os alunos tiveram a oportunidade de pesquisar e transmitir imagens de como o Planeta Terra se encontra atualmente.

Projeto Sebrai: JEPP- Sebrae O mundo das ervas aromáticas

No período do mês de maio a outubro de 2015 foi desenvolvido o Projeto de Jovens Empreendedores — O mundo das ervas aromáticas com as turmas do 1º ano C e E na Escola Municipal Professora Alzira Horvatich, este projeto contou com a participação dos alunos, professores, pais e comunidade escolar. Este projeto tem como objetivo levar a criança a pensar nos sonhos em que desejam realizar e entender o que será preciso para conquistá-lo.
Durante o projeto foram abordados diversos conteúdos como: musicalização, órgãos do sentido, comportamento empreendedor, plano de negócios, sistema monetário, confecção de saches de gaveta e aromatizadores, a origem e aplicações de ervas aromáticas.
Com as atividades desenvolvidas nos encontros os alunos vivenciaram situações que estimularam comportamentos relacionados ao perfil empreendedor. No dia 21 de outubro, os alunos inauguraram a loja de ervas aromáticas “Cheirinho Bom”, onde eles puderam ter a experiência real de um comercio, no qual eles cuidaram desde a escolha dos produtos que seriam confeccionados até a finalização e prestação de contas.
Após a feira foram apurados os resultados sobre as vendas e constatamos que não houve prejuízo, com o lucro obtidos será possível levar as crianças que participaram do projeto para uma tarde prazerosa em um buffet infantil.

Projeto Biblioteca Ambulante- para trabalhar-se o Projeto Agrinho projeto proporcionou aos alunos da escola no horário de recreio uma atividade que motivasse a leitura por prazer. Além disso foi criado uma maneira de interagir com o mundo da imaginação através do livro “A Joaninha que perdeu suas pintinhas” no qual a cada livro lido, as crianças recebiam uma pinta e colavam na joaninha de sua sala, favorecendo a fantasia na vida real, pois cada um se tornou uma personagem dessa história.

Festival de Talentos- O Festival de Talentos foi um projeto cultural interdisciplinar que utilizou várias formas de comunicação e expressão. Oportunizando aos alunos sua participação espontânea, sem competição com os colegas.
Nesse evento, foi possível divulgar o grande potencial dos nossos alunos em vários aspectos artísticos como teatro, dança, música e pintura.

Projeto OBA/MOBFOG- Com o projeto OBA, os alunos do 5º Ano participaram de diversas atividades práticas relacionadas à astronomia. Através desse projeto, os alunos também tiveram a oportunidade de realizar pesquisas referentes ao funcionamento e construção de foguetes com impulso simples. O estudo foi complementado com um evento realizado na escola, onde cada aluno comprovou a teoria elaborada para o funcionamento do foguete, lançando-os no pátio da escola.

Projeto Lixo Eletrônico- O projeto nasceu da vontade de minimizar os estragos provocados no meio ambiente devido ao descarte incorreto do lixo eletrônico. Iniciamos o projeto com diversos textos informativos, jogos e vídeos relacionados ao tema. Conscientizados, os alunos iniciaram em suas casas uma coleta desse material. Após esse coleta, em período contra turno, este material foi selecionado e posteriormente, foi transformado em uma nave espacial, utilizando como base um “carro” doado por uma empresa de ferro velho. Os alunos adotaram a nave como algo muito precioso, que comprova, que nem sempre o lixo, é lixo. A nave ficou batizada de ELETRISPACE. E será inaugurada dia 30 de novembro na Feira de Ciências/2015.