Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO - LÍNGUA PORTUGUESA

- Reuniões pedagógicas previstas em calendário escolar do presente ano letivo.

- TEMA: Que os discentes desenvolvam a habilidade da oralidade, leitura e escrita.

- AÇÕES: Produção textual sobre a escola (SEDES)
Projeto Agrinho (SEDES)
Projeto Meio ambiente (SEDES)
Projeto Televisando (SEDES)
Projeto Paródia Meio Ambiente (SEDES)
Projeto Trânsito na escola “ Poesia”.
Projeto “Hora do conto”.
Projeto “Ler e aprender”

- OBJETIVO: Desenvolver em conjunto ações (aluno/professor/família) que estimulem o interesse pela leitura, escrita, interpretação e produção textual.

- JUSTIFICATIVA: As crianças chegam a escola trazendo de casa a aprendizagem vivenciada pelos familiares a sua volta e ao entrar na instituição, passam a conviver com outras aprendizagens e culturas. Desta forma, ao iniciar o ano letivo e após o resultado apresentado na avaliação diagnóstica, pode-se perceber que muitos discentes apresentam dificuldade na área acadêmica da Língua Portuguesa.
Sendo assim, faz-se necessário uma intervenção pedagógica para buscar meios que visem minimizar as dificuldades. É necessário que as crianças cheguem ao quinto ano sabendo se expressar na oralidade, escrita, verbalizar situações, compreensão dos fatos, produção escrita entre outros fatores.

- PERÍODO: Março à dezembro

- PÚBLICO ALVO: Alunos dos 1º ao 5º anos

- RECURSOS: transporte escolar, livros de literatura, livros didáticos, livros paradidáticos, televisão, data show, CD / DVD e rádio

- RESPONSÁVEL: Equipe Pedagógica

- RESULTADOS ESPERADOS: Formar alunos capazes de usar adequadamente a Língua Portuguesa em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem. E que os alunos passem a ver a leitura não apenas como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.

Plano de ação - MATEMÁTICA

- Tema: Redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos.

- AÇÕES: Projeto de matemática

- OBJETIVO: Propiciar ao aluno o seu desenvolvimento em conhecimentos matemáticos através da utilização de materiais manipuláveis, jogos e softwares;
Despertar o raciocínio lógico através de jogos lúdicos.

- JUSTIFICATIVA: Os alunos geralmente gostam de atividades lúdicas e desta forma através de jogos busca-se estimular o aluno a pensar de modo diferente, analisando e percebendo novas possibilidades de raciocínio,favorecendo uma aprendizagem em matemática de forma prazerosa e eficaz através dos jogos lúdicos;

- PERÍODO: Março à novembro.

- PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 5º anos.

- RECURSOS: Softwares matemáticos; jogos matemáticos ( material concreto)

- RESPONSÁVEL: Equipe Pedagógica.

- RESULTADOS ESPERADOS: Que as crianças possam desenvolver a habilidade de encontrar estratégias para a resolução de problemas.

PROJETO DE MATEMÁTICA:

APRESENTAÇÃO:

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Os educadores devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. A aprendizagem por meio de jogos permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.

OBJETIVOS:

- Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas;
- Desenvolver habilidades de estimar, criar estratégias e calcular;
- Incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo e a criar e respeitar regras;
- Proporcionar a aquisição de novos conhecimentos através do lúdico no ensino da matemática.

METODOLOGIA:

Aulas expositivas com uso de cartazes construídos com a participação dos alunos;
Aulas práticas com uso de materiais concretos tais como: bloco lógico, tangram, ábacos, material dourado, régua, fita métrica, balança, garrafas pet, palitos de picolé;
Jogos com atividades em equipe.
Aula na sala de mídias com uso dos computadores trabalhando jogo;
Atividades em grupo;
Atividades com desafios matemáticos;

ATIVIDADE - RESPONSÁVEL
Jogos matemáticos - Ensino comum/ profª: regente
Jogos matemáticos - Estudo monitorado/ profª: regente
Softwares matemáticos - Informática/ Profª Gisele

PERÍODO: Abril à novembro.

AVALIALIAÇÃO: A avaliação será realizada no decorrer do processo, mediante observação.

PLANO DE AÇÃO

ESTRATÉGIAS E AÇÕES DIDÁTICAS/2015

Diante das dificuldades apresentadas na Avaliação Diagnóstica realizada em fevereiro de 2015, nas turmas do 1º ao 5º ano, a Escola se propõe a realizar intervenção pedagógica para tentar sanar as dificuldades apresentadas.

INTERVENÇÕES:

- Fazer um levantamento das crianças para Avaliação de Contexto