Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira


HISTÓRIA


Fundada em 1994, a Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira atende a demanda da comunidade Araponguense situada à rua Codornix, 290, Jardim Lorena, atendendo o Ensino Fundamental em Período Integral, (ensino Comum e Contraturno) e EJA noturno.
Desde 09/02/2006 a escola oferece o Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano em tempo integral, e é a pioneira nessa oferta de ensino no município, esse trabalho é realizado com oficinas pedagógicas, esportes e cultura e no período noturno, no mesmo ano, iniciou a oferta à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural. Atendendo a demanda dos Haitianos, no município de Arapongas, a Escola no ano de 2013 recebeu crianças haitianas para iniciarem as atividades escolares, em 2013 foram matriculados 2 estudantes, em 2015 1 estudante desde fevereiro e mais 1 no mês de novembro, somando 4 estudantes haitianos, e, com matrículas estimadas para 2016 de mais 2 estudantes, mais uma experiência pioneira no Ensino fundamental, riquíssima para o aprendizado de todos, trocas de experiências, culturas, costumes e ensino aprendizado entre as nações, brasileira e haitiano.
A escola está sempre vencendo os desafios propostos pela comunidade Araponguense, buscando soluções a esses desafios com o olhar na criança, no ensino e aprendizado e formação do cidadão.
Atualmente, a escola é composta por 60 funcionários públicos, sendo 1 diretora local, 1 secretária, 3 supervisoras, 15 professores período matutino, 15 professores período vespertino, 1 professora SAP, 1 professora readaptada de 40h, 1 professora EJA período noturno, equipe da cozinha somam 6 cozinheiras sendo 2 readaptadas, equipe das auxiliares gerais somam 7 sendo 2 readaptadas, 1 inspetor.
A Equipe atende diariamente 211 estudantes, sendo 13 estudantes da EJA e 198 estudantes do Período Integral.
O foco são os estudantes e o seu potencial, suas habilidades, buscando sempre a evolução e auto-estima, para isso Direção e Equipe Pedagógica se reúnem para os planejamentos semanais a fim de conduzirem os trabalhos pedagógicos da melhor maneira e assessorar os professores quanto aos conteúdos, projetos, disciplinas, oficinas, atendimento especializado pedagógico, avaliações, atividades extra classe e todas as atividades necessárias que envolvam o fazer pedagógico na escola.
A escola Albor tem um diferencial em relação âs demais escolas quanto à comunidade escolar, os estudantes em sua grande maioria moram nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste, necessitando do transporte público ou particular para frequentar a escola e a minoria moram nos bairros vizinhos e vão à escola a pé. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos moram próximos à escola e se locomovem de acordo com a realidade de cada um: a pé, transporte ou veículo particular.
Nesse espaço escolar, existe a dualidade com o Colégio Estadual que atende alunos do 6º ao 9º ano, dividindo espaços em comum e salas de aula. Quanto aos recursos físicos destinados à Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira são:
13 salas de aula disponíveis sendo, 10 salas de aula do 1º ao 5º ano; 1 Sala de Recurso Multifuncional; 1 Sala de informática; 1 Sala de Reciclagem
01 Supervisão
01 Secretaria/Direção
01 Depósito da Merenda
Os demais ambientes que serão elencados são de uso comum para as duas realidades escolares;
Cozinha
Refeitório
Sala dos professores e desenvolve
Banheiros femininos e masculino
Lavanderia
Biblioteca
Anfiteatro
Teatro de arena
Campo de futebol
Quadra de esporte (em reforma)
Pátio
Em atendimento à demanda escolar para o período integral a escola é inscrita no Programa Mais Educação do Governo Federal, desde 2010, e desenvolve o Programa com a Oficina de Banda, Oficina de Karatê, Oficina de Xadrez, Oficina de Letramento, Oficina de Língua Portuguesa com ênfase em produção de texto e Oficina de Matemática.
A escola também participa do programa Atleta na escola, com recursos do Governo Federal, incentivando a prática nas escolas, democratizando o acesso ao esporte, desenvolvendo e difundindo valores olímpicos e paraolímpicos entre os estudantes da educação física, estimulando a formação do atleta escolar e identificando e orientando jovens talentos.
Com a proposta educacional Educação Inclusiva, a inclusão de alunos na classe comum é dever da comunidade escolar, portanto são realizadas atividades que agregam todos os alunos, envolvendo adaptações curriculares, atendimento educacional especializado e quando necessário professor de apoio para alunos com transtornos gl