Programa Cidade Digital Arapongas

Perguntas Frequentes

1. Qual a finalidade do projeto Cidade Digital?

O projeto tem como finalidade a interligação de todos os prédios públicos (escolas, unidades de saúde, unidades administrativas, etc). Um segundo objetivo é promover a inclusão digital, através do acesso gratuito à Internet em locais públicos, como praças, parques e, eventualmente, nas proximidades de prédios públicos, como escolas e unidades de saúde. Estes locais de acesso gratuito à internet são chamados “Pontos de Acesso Público”, ou simplesmente, “PAP’s”.

2. O projeto está em funcionamento?

Sim. O primeiro local atendido pelo projeto Cidade Digital a entrar em funcionamento foi a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, conhecida simplesmente como UPA, em dezembro de 2015. Desde então, todos os prédios públicos foram interligados gradativamente. Atualmente todos os locais atendidos pelo projeto Cidade Digital estão interligados, através de fibra óptica ou links de rádio, e em funcionamento com internet de alta velocidade.

3. O sinal wi-fi do projeto Cidade Digital está disponível?

Sim. O sinal está disponível em diversos locais na cidade de Arapongas (clique aqui para ver no mapa os locais com disponibilidade de sinal). Se você estiver próximo a um PAP (Ponto de Acesso Público), verifique a existência de uma rede sem fio chamada “ARAPONGAS DIGITAL”. Este é o nome da rede em que você deverá se conectar para ter acesso gratuito à internet, através do projeto Cidade Digital.

4. Haverá internet grátis para toda a população de Arapongas?

Todo o cidadão pode ter acesso à internet gratuita do projeto Cidade Digital. Verifique os locais com disponibilidade de sinal no município de Arapongas para saber onde se conectar e usar a internet gratuitamente. Clique aqui para consultar o mapa dos locais com disponibilidade de sinal.

5. É realmente de graça?

Sim. Não há taxa de adesão, nem mensalidade. O serviço é totalmente gratuito.

6. Posso usar a internet gratuita se estiver em débito com a Prefeitura (IPTU ou qualquer outro tributo)?

Sim. A Prefeitura do Município de Arapongas não faz qualquer checagem quanto aos débitos de munícipes para liberar o acesso à internet gratuita do projeto Cidade Digital.

7. Quem poderá utilizar a internet gratuita?

Todo cidadão, maior de 16 anos, que tenha efetuado seu cadastro na Prefeitura para receber suas credenciais de acesso (login e senha). O cidadão interessado em utilizar a internet gratuita deverá ter conhecimento e estar de acordo com a Lei Municipal que regulamenta o serviço. Clique aqui para ler e conhecer a Lei Municipal nº4.528/2016, de 13/12/2016, que institui o programa “Cidade Digital” no município de Arapongas. Clique aqui para ler e conhecer o Decreto 808/2017 que regulamenta o cadastro de usuários. Clique aqui para preencher o termo de adesão de acesso gratuito à internet através do projeto Cidade Digital.

8. Posso fazer meu cadastro pela internet?

Não. O cidadão poderá realizar apenas o preenchimento do termo de adesão pela internet. Clique aqui para preencher o termo.

9. Então, como faço meu cadastro?

Para efetuar seu cadastro e obter um usuário e senha para acesso ao wifi gratuito do projeto Cidade Digital, será necessário: a) preencher o termo de adesão com os dados solicitados; b) imprimir o termo devidamente preenchido; c) assinar no(s) campo(s) indicado(s); d) protocolar, pessoalmente, o termo de adesão juntamente com cópia dos documentos solicitados, no Protocolo Geral da Prefeitura do Município de Arapongas (rua Garças, 750, piso térreo); e) aguardar a efetivação do cadastro e o envio do usuário e senha para seu e-mail (o e-mail que você informou no termo de adesão). Clique aqui para preencher o termo. Clique aqui para acompanhar o andamento de seu pedido de cadastro (tenha em mãos o recibo de protocolo que você recebeu no dia em que compareceu no Protocolo Geral da Prefeitura, pois você precisará do código de acesso constante no mesmo).

10. E se eu não possuir um computador ou impressora em casa para imprimir o termo de adesão antes de levá-lo no Protocolo Geral da Prefeitura?

Você poderá comparecer na prefeitura do Município de Arapongas, recepção (piso térreo), de posse dos documentos exigidos (original e cópia). Um funcionário da Prefeitura estará a sua disposição para auxiliá-lo no preenchimento do termo de adesão, imprimir o mesmo e lhe entregar para que você possa protocolar o pedido.

11. Qual o horário de atendimento para protocolar meu termo de adesão?

O horário de atendimento seguirá o horário de expediente do Paço Municipal.

12. Tenho que levar cópia dos documentos exigidos? Tem que ser autenticada?

No momento do protocolo, você deverá estar de posse do termo de adesão, devidamente preenchido e assinado, além dos documentos exigidos na Lei Municipal nº4.528/2016 e o no Decreto 808/2017. Você deverá estar OBRIGATORIAMENTE com os documentos originais e uma cópia SIMPLES (não precisa ser autenticada).

13. Quais documentos devo apresentar no ato do cadastro?

Para saber como proceder com o cadastro e quais documentos são necessários, consulte a Lei Municipal nº4.528/2016 e o Decreto 808/2017.

14. Há uma Lei Municipal para o projeto Cidade Digital?

Sim. Com o objetivo de regulamentar o acesso à internet através do projeto Cidade Digital, garantindo direitos e deveres aos usuários, foi criada a Lei Municipal nº4.528/2016, seguindo as diretrizes gerais da Lei Federal nº12.965/2014 de 23/04/2014 (Marco Civil da Internet). Clique aqui para ler e conhecer a Lei Municipal nº4.528/2016. Clique aqui para ler e conhecer a Lei Federal nº12.965/2014 (Marco Civil da Internet).

15. O que é "Marco Civil da Internet"?

O Marco Civil da Internet é uma Lei Federal que regula o uso de internet no Brasil, garantindo direitos e deveres para quem usa a rede mundial de computadores. Você pode ler mais sobre o Marco Civil da Internet na Wikipédia (clique aqui).

16. O que é necessário para ter acesso à internet gratuita?

Será necessário se cadastrar na Prefeitura do Município de Arapongas, conforme os termos da Lei Municipal nº4.528/2016 e o Decreto 808/2017, possuir um aparelho (notebook, computador, telefone celular ou tablet) com tecnologia wifi nos padrões 802.11g ou 802.11n.

17. Padrões “802.11g” ou “802.11n”? O que é isso?

O que tecnicamente chamamos de padrão 802.11, é uma norma técnica que rege o padrão de sinal para equipamentos de rede sem fio (wifi), possibilitando a comunicação entre diferentes dispositivos (roteador com notebook, telefone celular, etc). Existem diferentes padrões dentro da norma 802.11, identificados por uma letra (“a”, “b”, “g”, “n”), sendo que cada letra corresponde a uma velocidade de conexão. Os equipamentos do projeto Cidade Digital funcionam nos padrões “g” e “n”, ou seja, funcionam segundo as normas 802.11g ou 802.11n. Desta forma, seu aparelho (notebook, computador, telefone celular ou tablet) deve ser compatível com pelo menos um desses dois padrões. Verifique na especificação técnica do aparelho ou peça a ajuda de um técnico de sua confiança, caso não consiga identificar. É importante o uso de equipamentos homologados pela ANATEL. Quer saber mais sobre o padrão 802.11? Então clique aqui.

18. Em que locais da cidade haverá a disponibilidade do sinal?

O projeto prevê pontos de acesso público (PAP’s) em diversas localidades do município, inclusive na zona rural. Para saber onde haverá a disponibilidade de sinal, clique aqui.

19. O sinal do Cidade Digital fica disponível sempre?

Sim, salvo em casos de problemas técnicos no local do PAP ou na rede principal.

20. Há algum ponto de acesso público (PAP) à internet perto de minha casa?

Para saber se há um PAP perto de sua residência, clique aqui e veja no mapa a localização dos PAP’s do projeto Cidade Digital. Através deste mapa você poderá saber se há um PAP perto de sua residência.

21. Qual a área de cobertura (alcance do sinal) de um PAP?

De modo geral, o alcance pode chegar a até 200 metros de distância do PAP, se não houver interferências no sinal. A internet gratuita do projeto Cidade Digital, é distribuída através de sinal wifi e este sinal pode sofrer diversas interferências, prejudicando a recepção. Construções em alvenaria (sobrados, prédios), telhados de zinco (como ginásios ou barracões comerciais/industriais), árvores, outras redes wifi e até mesmo telefones sem fio podem interferir no sinal do projeto Cidade Digital, reduzindo seu alcance e deixando a rede lenta ou até mesmo “derrubando” o sinal, prejudicando desta forma a sua navegação na internet.

22. Já verifiquei que há sinal próximo a minha residência. Em qual rede wifi devo me conectar?

Verifique se seu aparelho identificou uma rede wifi chamada “ARAPONGAS DIGITAL”. Se sim, conecte-se nela. Esta é a rede do projeto Cidade Digital.

23. Estou próximo a um PAP, mas não estou encontrando a rede wifi “ARAPONGAS DIGITAL”. O que pode ser?

Possíveis causas para isso são: a) seu aparelho não está com a rede wifi ligada; b) seu aparelho não é compatível com os padrões 802.11g ou 802.11n; c) o PAP ao qual você está próximo está com problema (clique aqui, para consultar o site do projeto Cidade Digital e verificar se há algum problema na rede); d) seu aparelho não está “alcançando” a rede (não tem potência suficiente).

24. Meu aparelho não tem potência suficiente? Como assim?

Cada aparelho (notebook, telefone celular, tablet) tem suas características técnicas e isso influencia na forma como o aparelho se conecta às redes wifi. Por exemplo: duas pessoas com telefones celulares, próximas ao mesmo PAP, podem ter experiências totalmente diferentes ao tentar usar a rede wifi para acessar a internet do projeto Cidade Digital. Uma pode conseguir conectar-se facilmente e navegar na internet com muito conforto e outra pode não conseguir conectar ou conseguirá se conectar, mas com uma navegação não tão boa quanto a do colega. Isso se deve às características técnicas de cada aparelho, levando-se em conta a marca e os diferentes modelos existentes no mercado. Se você desconfiar que isso pode estar acontecendo, consulte um técnico de sua confiança para avaliar as características técnicas de seu aparelho.

25. Estou conectado a um PAP, mas o acesso à internet está lento ou fica “caindo”. O que pode ser?

Se você consegue conectar na rede wifi do projeto Cidade Digital (rede “ARAPONGAS DIGITAL”), mas não consegue navegar ou a navegação está lenta, ou ainda, o sinal fica “caindo”, pode haver interferências que estão prejudicando sua navegação. Procure um técnico especializado de sua confiança para lhe auxiliar a identificar o problema e tentar avaliar uma possível solução.

26. Estou conectado a um PAP. O que devo fazer agora para começar a navegar na internet gratuita?

Após se conectar à rede wifi “ARAPONGAS DIGITAL”, tente navegar e você será direcionado a uma página solicitando login e senha. Este login e senha você recebeu no momento de seu cadastro na Prefeitura do Município de Arapongas. Informe os dados (login/senha) conforme solicitado na página e clique em ”Conectar”.

27. Consigo acessar a internet do Cidade Digital diretamente de meu notebook, telefone celular ou tablet?

Sim. Você deverá apenas confirmar se o seu equipamento está em conformidade com as exigências técnicas (padrão 802.11g ou 802.11n). É importante o uso de equipamentos homologados pela ANATEL.

28. Preciso instalar algum software ou fazer alguma configuração especial em meu dispositivo para acessar a internet do Cidade Digital?

Não. Basta ter um dispositivo que atenda aos padrões 802.11g ou 802.11n e que possua um navegador web, se conectar na rede wifi “ARAPONGAS DIGITAL”, informar seu login e senha e você estará apto a navegar na internet.

29. Se eu estiver usando um notebook, preciso ter o Windows instalado?

Você pode usar a internet do projeto Cidade Digital com qualquer sistema operacional. Em computadores e notebooks o Microsoft Windows é o sistema operacional mais comum, contudo, você pode ter outro sistema operacional instalado em seu dispositivo, como por exemplo o Linux ou o MacOS. Para telefones celulares ou tablets você pode ter o Android, iOS ou ainda o Microsoft Windows Phone. Independentemente do dispositivo e do sistema operacional, você precisará ter instalado um navegador web para informar seu login e senha e navegar na internet. Os navegadores web mais populares são: Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.

30. O que é possível fazer enquanto eu estiver conectado à internet através do projeto Cidade Digital?

O acesso é livre, dessa forma, você pode utilizar a internet normalmente para acessar sites, e-mails, redes sociais, etc. Apenas observe o seguinte: ao se conectar na rede wifi “ARAPONGAS DIGITAL”, você já estará apto para navegar EXCLUSIVAMENTE no site da Prefeitura do Município de Arapongas e no site de serviços municipais “Atende.net” (http://arapongas.atende.net). Desta forma, você poderá ver as notícias da prefeitura, acessar o Diário Oficial e demais serviços online SEM necessitar de um login ou senha. Para acessar quaisquer outros sites, redes sociais, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, você OBRIGATORIAMENTE terá que fazer login utilizando o usuário e senha que recebeu da Prefeitura do Município de Arapongas após solicitar seu cadastro. Clique aqui para preencher o termo de adesão de acesso gratuito à internet através do projeto Cidade Digital.

31. Qual a velocidade da internet ofertada pelo projeto Cidade Digital?

A velocidade ofertada para cada conexão é de 3Mb (três megabits) para download e 1Mb (um megabit) para upload. Lembramos que o objetivo do projeto é a inclusão digital, sendo um serviço social e gratuito ofertado pela Prefeitura do Município de Arapongas, assim, a velocidade de conexão poderá ser modificada de acordo com eventuais necessidades técnicas da Prefeitura do Município de Arapongas. Quer saber mais sobre “inclusão digital”? Então clique aqui.

32. Há algum limite de uso da internet do projeto Cidade Digital?

Não. Não há qualquer limite de tráfego ou de tempo de conexão para acesso à internet através do projeto Cidade Digital.

33. O que não posso fazer enquanto estiver conectado à internet através do projeto Cidade Digital?

A Lei Municipal nº4.528/2016 estabelece as regras, direitos e deveres dos usuários que estiverem usando a internet gratuita através do projeto Cidade Digital. Podemos citar alguns exemplos do que não é permitido: vender ou redistribuir o sinal; utilizar a rede para disseminação de vírus, spam ou conteúdo malicioso; cometer quaisquer atos ilícitos previstos nas leis em vigência.

34. Se a internet do Cidade Digital não estiver funcionando, o que devo fazer?

Primeiramente você poderá buscar informações no site da prefeitura (www.arapongas.pr.gov.br) ou no site do projeto Cidade Digital (www.arapongas.pr.gov.br/cidadedigital) e verificar se há alguma indicação de problemas na rede. Havendo a informação de problemas na rede, observe que a informação também estará esclarecendo sobre a previsão de restabelecimento do funcionamento. Caso não haja nenhuma informação oficial no site da Prefeitura ou no site do projeto Cidade Digital, você poderá reiniciar seu equipamento. Se ainda assim a internet não estiver funcionando, você deverá entrar em contato com um técnico de sua confiança para avaliar o que está acontecendo com seu sinal pois, provavelmente, está ocorrendo algum problema em seu dispositivo.

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