PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura assina convênio para concessão de microcrédito

ADMINISTRAÇÃO | Em 29/10/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
o prefeito Padre Beffa considera importante os microempreendedores terem acesso ao crédito
Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Arapongas, por meio do prefeito Padre Beffa assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal para concessão de microcrédito produtivo orientado. O objetivo da parceria é facilitar o acesso ao crédito dos micro e pequenos empresários do município, estimulando também a formalização desses profissionais.

De acordo com dados da prefeitura, o município conta hoje um grande número de microempreendedores formalizados e vem apresentando um crescimento constante. "Nós entraremos com o sistema e toda a análise de crédito. A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, terá a responsabilidade de orientar e controlar os microempreendedor na utilização dos recursos. Para isso, a Caixa irá disponibilizar um treinamento aos agentes financeiros da prefeitura para que possam orientar esses empresários da melhor maneira", afirmou Élcio José Coelho de Lara, superintendente na região norte do Paraná da Caixa Econômica Federal.

Esse programa de microcrédito orientado produtivo é nacional e prevê parcerias entre as instituições financeiras e governos municipais para incentivar a formalização e oferecer o acesso ao crédito de forma desburocratizada para crescimento dos negócios. O desenvolvimento das micro e pequenas empresas geram mais empregos, mais renda e mais consumo, movimento ainda mais a economia local. Segundo Roberta M. Neiva, responsável pelo treinamento aos agentes financeiros da prefeitura, é importante que os micro e pequenos empresários entendam que esses recursos disponíveis precisam ter um destino para a empresa. "O objetivo principal é que o crédito seja utilizado para aumentar o lucro do empreendedor. É um financiamento e, por isso, precisa ter um destino”, ela ainda acrescentou que o microcrédito produtivo orientado é voltado para atender, prioritariamente, as necessidades financeiras de pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, aquelas já conhecidas e acompanhadas pelo Agente de Crédito e que teriam dificuldade de acesso ao crédito bancário tradicional.

O prefeito Padre Beffa, durante a solenidade afirmou que essa é mais uma forma de valorizar a população local, principalmente os microempreendedores. "Todo mundo tem um projeto de vida e é muito bom quando o governo pode viabilizar isso. Através desse programa de microcrédito, estamos transferindo todo o nosso respeito aos microempreendedores. Nosso desejo é que cada um deles cresça cada vez mais com seu trabalho para ter uma vida com mais qualidade”, conclui Beffa.

Na oportunidade o prefeito Padre Beffa também assinou o convênio para a execução do programa Trabalho Técnico Social do Araucária II.
Segundo a Secretária de Assistência Social Carmem Bertasso Astuti, este é um programa de cunho social que obedece às exigências e diretrizes do Ministério das Cidades junto às famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida e tem como objetivo viabilizar o exercício da participação cidadã e promover a melhoria de qualidade de vida das famílias beneficiadas.

“Todo trabalho será educativo de maneira que favoreça a organização da população, a educação sanitária e ambiental, a gestão comunitária e condominial e o desenvolvimento de ações de acordo com as necessidades das famílias, criando maior expectativa em seu acesso ao trabalho e a melhoria da renda familiar”. acrescentou Carmem.

O prefeito Padre Beffa, destacou o empenho e parceria junto aos governos estadual e federal onde a atual administração tem tido ótimo relacionamento e tem conseguido atrair muitos investimentos para a cidade a exemplo da assinatura deste projeto que vai oferecer capacitação para os moradores do bairro. “Estamos no caminho certo, queremos que a cidade cresça de forma organizada e que as pessoas tenham qualidade de vida, para isto é necessário oferecer uma boa infraestrutura aos moradores de cada bairro”, conclui o prefeito.
Participaram também da reunião o vice-prefeito e secretário de Obras, Pedro Paulo Bazana o ProcuradorJurídico, Dr. Fernando Sartori, o secretário de Administração, José Luiz Viezzi, o gerente da Caixa Econômica Federal, Wilson Sfeir, e representantes da CEF.

Convênios buscam a melhoria da renda familiar através de trabalho técnico educativo