PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Ações preventivas contra a Dengue reúne Equipe de Endemias

SAÚDE | Em 15/10/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Coordenadora orienta para melhor condição de realizar as visitas ás residências
Tendo em vista a chegada do verão, o setor do Controle de Endemias, da prefeitura de Arapongas, oportunizou uma reunião técnica com a Equipe do Controle de Endemias – Dengue, na segunda-feira (07, encontro este, sob a coordenação de Aparecida de Oliveira, no qual foram tratados vários assuntos ligados a intensificação dos trabalhos de rotina na orientação e prevenção da doença.

A importância do trabalho de campo, traz no seu bojo, a responsabilidade do Agente de realizar as ações precisas, eliminando todo e qualquer foco do mosquito transmissor, encontrado nas visitas domiciliares. Foram discutidas as estratégias para realização do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de infestação do Aedes aegypti e Aedes albopictus), a partir do qual serão visitados 5% de todos os imóveis do município. “Este levantamento é muito importante, para podermos ter uma noção de qual região deve estar alerta, e podermos desencadear ações para baixar o índice”, explica Aparecida.

O município este ano registrou 65 casos positivos da doença e a Secretaria de Saúde vem realizando ações para evitar elevação dos números; antecipando as atividades educativas e preventivas, visando manter o controle dos índices, que costumeiramente, se alteram com a chegada do próximo verão. No passado, foi detectado 2 tipos de vírus da doença em circulação, por isso o trabalho deve ter melhor qualidade agora. “Graças a nova administração, pela primeira vez desde a existência do Programa, estamos com a equipe completa”, afirma a coordenadora, complementando que o objetivo agora é o de eliminar todos os focos do mosquito.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, informa que o Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, já está sendo acionado para planejar em conjunto com a sociedade civil o melhor modelo de ações preventivas. “Além do trabalho da equipe, com a ajuda da população mantendo seu quintal limpo, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro, estaremos acompanhando a eficácia dos procedimentos”, finalizou o secretário.

A partir desta gestão, a equipe ficou completa para melhor atender a demanda do setor