Mudanças na Educação araponguense iniciam em 2014

EDUCAÇÃO | Em 10/10/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Medidas foram justificadas pela adequação necessária ao bm funcionamento das CEIs
A partir do ano que vem o modelo de ensino da rede pública municipal nos Centros de Educação Infantil de Arapongas(CEIs), será diferente do atual. Este é o plano do prefeito Padre Beffa, e da secretária de Educação Elizabete Humai de Toledo, que anunciaram na manhã de ontem (09), em uma coletiva com a imprensa local e regional.

Entre as medidas planejadas está a ampliação do quadro de funcionários, onde será aberto em breve, concurso para educadoras com jornada de 40 horas e serão licitados serviços de estagiários do curso de pedagogia. Estes atuarão em conjunto com as educadoras, melhorando assim o atendimento das crianças.

Durante o período de férias escolares, ficarão abertos 04 Centros de Educação Infantil de plantão que atenderão as famílias que trabalham e não tem com quem deixar seus filhos e, durante esse período, serão realizadas atividades lúdicas. “Porém toda criança tem direito às férias e aqueles que puderem estar com seus familiares, recomendamos que fiquem, já que é de fundamental importância o convívio com seus familiares”, explicou a secretária Elizabete.

Também foi anunciada a adequação do horário de atendimento aos alunos, o que justifica-se pela demanda atual dos centros educacionais. O novo horário a partir de 2014 será das 07:30h às 18:00 horas, no entanto, famílias que comprovarem a necessidade de deixarr seus filhos antes desse horário, o centro educacional estará se organizando para recebê-los à partir das 06:45 horas. “Tomamos por base a experiência desse primeiro ano e observamos que nossas crianças chegam a partir das 07:30 horas, em sua maioria e, raros são os alunos que chegam antes desse horário”, explicou.

Os profissionais que atuam na Educação Infantil passarão a cumprir a carga horária de seu edital de concurso, ou seja, 36 horas semanais, o que significa pouco mais de uma hora por dia, mas ganharão para isso.
Segundo a secretária com esse horário as educadoras passarão a ter uma hora e meia de almoço e terão suas horas-atividade nos respectivos CEIs. “Esse horário será destinado a planejamento, organização de seus livros de chamada, relatórios dos alunos, estudos em ambiente escolar, entre outros”.

Visando garantir a melhoria na qualidade de ensino, a secretária de Educação, está abrindo licitação para a implantação de um sistema de ensino, que compreenderá materiais apostilados, literaturas infantis, capacitação dos professores, entre outros benefícios. “Observaremos a base nacional curricular, de modo que nossos alunos ao ingressarem no primeiro ano estejam aptos a acompanhar os conteúdos do referido ano; que tenham competência e habilidades para darem prosseguimento aos seus estudos com sucesso”, conclui Elizabete Humai de Toledo.

Antes da coletiva à imprensa, secretária reuniu as educadoras para falar das adequações