PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Orientações posturais para os agentes da Dengue

SAÚDE | Em 05/09/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Fisioterapeutas orientaram para prevenção e orientações posturais no trabalho cotidiano
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde e Controle de Endemias, realizou em agosto (26), no auditório do Paço Municipal, palestra orientativa aos profissionais do setor que realizam trabalho de campo. Aparecida de Oliveira, coordenadora das equipes que fazem vistoria diária e ininterrupta nos imóveis fiscalizando os focos do mosquito Aedes Aegypti, constatou a necessidade do enconro. “Nesta atividade os agentes levam uma bolsa com peso de dois quilos, em média, por isso, detectamos a necessidade de trazer orientações básicas para melhor desempenho das funções”, informa a coordenadora.

As fisioterapeutas Larissa de Oliveira e Daniele Vaz, orientaram os participantes para uma condição melhor de uso dos equipamentos, em especial, da bolsa de uso diário. “A melhor condição é utilizá-la, não de um lado sobre um dos ombros, mas usar na forma transversal, para melhor distribuir o peso, sobre o corpo”, explicaram as fisioterapeutas.

Dentro das orientações apresentadas, as profissionais de saúde determinaram que os agentes devem ter como prática diária, fazer alongamento antes de iniciar a caminhada e, ao final do período de trabalho. “É recomendado fazer o alongamento, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões”, destacaram as fisioterapeutas, orientando os trabalhadores que, ao sentirem problemas com relação a qualquer indisposição, passem em uma UBS, mais próxima e solicitem atendimento. No caso, se tiver um profissional de fisioterapia, o mesmo poderá oferecer um auxílio básico com relação a cada caso, ou solicitar um encaminhamento.

Coordenadora do setor de Endemias e equipe recebem noções de saúde durante palestra