PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Prefeitura de Arapongas promove Reforma Administrativa para readequar salários

ADMINISTRAÇÃO | Em 12/08/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
É preciso contemplar os menos favorecidos e reconhecer o valor de cada um na administração
Na manhã desta sexta-feira o prefeito Antonio José Beffa assinou os projetos de leis da terceira fase da reforma administrativa, que vem promovendo o reenquadramento funcional dos servidores públicos efetivos. Na primeira e segunda fases foram contemplados aproximadamente 1300 servidores. Nesta, mais 380 tiveram suas remunerações elevadas.
As reformas, que tem privilegiado os servidores com remunerações mais baixas, vêm sendo discutidas há seis meses com o Sindicato dos Servidores que, inclusive, participou do ato em que foram assinados os projetos de leis, que agora seguem para a Câmara de Vereadores.

Estão previstos outros reenquadramentos de servidores que ainda não foram atingidos pelas reformas. Entretanto, fatores como incremento da arrecadação de tributos e novos índices de gastos com pessoal serão importantes para ditar o tempo e dimensão dos próximos passos.
Em abril deste ano a prefeitura criou o teto mínimo remuneratório de R$830,00 (oitocentos e trinta reais). Segundo o Secretário de Governo Vanderlei Sartori, eram mais de 1000 servidores que ganhavam salário mínimo na prefeitura até abril de 2013, o que dificultava a manutenção dos servidores no serviço público, já que o mercado de trabalho no setor privado vem pagando salários e benefícios bem mais atrativos.

Para Beffa, a opção por iniciar as reformas pelos servidores com remunerações mais baixas era uma questão de justiça e também necessária para poder fazer a máquina funcionar. “Temos que ter uma atenção especial para os menos favorecidos, sem, entretanto, deixar de reconhecer o valor dos demais servidores. É a diretriz de nossa administração”. - afima Beffa.
O presidente do Sindicato dos Servidores, Aparecido de Oliveira, acredita que não haverá problemas para a aprovação dos projetos na Câmara de Vereadores, uma vez que se trata de medidas necessárias e responsáveis por parte da administração. “A câmara sempre esteve ao lado dos servidores e dessa vez não será diferente”, diz Oliveira.

Há previsão de que os projetos já sejam lidos na sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores e que sejam votados até o final do mês de agosto.
Na ocasião estavam presentes o secretário de administração, José Luiz Viezzi, o secretário de Finanças, Sandro José Andreassi e Florisvaldo Simeão, membro do Sindicato.