PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Primeira ação de trânsito do ano distribui 200 panfletos na Avenida Arapongas

SEGURANÇA | Em 21/01/2020 às 15h48, atualizado em 21/01/2020 às 15h49 Por Assessoria de Imprensa
Distribuição de 200 panfletos aconteceu na Av. Arapongas

Abrindo as atividades em educação de trânsito em 2020, a Guarda Municipal de Arapongas (GMA), Samu e Grupo de Exploradores Feras do Sul realizaram na manhã desta terça-feira (21), na Avenida Arapongas, uma campanha preventiva abordando temas como: uso do cinto de segurança, celular no trânsito e embriaguez ao volante.  A ação contou também com a entrega de panfletos de orientações, dos quais, continham uma cartinha motivacional escrita pelo aluno, Ryan Salgado Evangelista, da Escola Municipal Papa João Paulo II, ganhador do Concurso da Semana Nacional de Trânsito de 2019. Mais de 200 panfletos foram entregues aos motoristas. Já os pedestres, receberam informações sobre a importância da travessia na faixa.

“Em 2020, vamos enfatizar ainda mais os trabalhos de prevenção e educação de trânsito que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos. Esse é um dos nossos papéis frente à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, com ações eficazes e conjuntas com as demais Forças de Segurança. A educação no trânsito é capaz de mudar a postura dos motoristas e também pedestres, com métodos de conscientização que valorizam a vida. Nossas crianças também são constantemente integradas nas atividades, elas além de serem futuros condutores, nos ajudam na fiscalização dos adultos”, diz o secretário, Paulo Argati. Ele relembra ainda a redução  dos acidentes fatais no perímetro urbano, sendo oito em 2019 contra 12 em 2018, além da diminuição também no número de atropelamentos: 33 em 2019, contra 37 no ano anterior. Reforçando ainda que os trabalhos visam números mais positivos para 2020.

Conforme a GM Michele Zanin, uma nova ação será realizada na próxima semana. “Nossa atuação é constante. Já estamos nos organizando para nova atividade em educação de trânsito, voltada ao diálogo e repasse de informações valiosas aos araponguenses. Uma conduta correta no trânsito pode evitar acidentes e mortes. Por isso, nosso lema sempre será: trânsito seguro, vidas preservadas”, afirma. A data e local da próxima ação serão definidas e previamente divulgadas.

Trecho da carta do aluno Ryan Salgado Evangelista, da Escola Municipal Papa João Paulo II, ganhador do Concurso da Semana Nacional de Trânsito de 2019.

“Senhores(as), motoristas

Venho através desta carta, pedir, por favor, que não dirijam embriagados, com sono ou cansados, pois, com um simples descuido pode acontecer uma tragédia. Tenho 10 anos, e isso aconteceu com a minha família há dois anos. No final do culto, o carro da minha família estava parado em frente à igreja, com três pessoas dentro dele. De repente, veio um motorista embriagado e bateu em cheio na traseira do carro, e meu primo de 7 anos foi arremessado . Teve traumatismo craniano e morreu no local. Meu tio e avô dele morreram no outro dia. Foi muito sofrimento para todos. Com esse acidente, a morte ocupou o lugar da vida. Estou dividindo com você essa minha história. Faça a diferença.”.

Ryan, 10 anos.