Arapongas abre ciclo de palestras de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Assistência Social | Em 18/05/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
O município de Arapongas está participando das mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, através de um ciclo de palestras que teve início nesta quinta-feira, 17, no Anfiteatro Vianninha. Neste dia foi proferida a palestra Violência Contra Crianças e Adolescentes: da suspeita à assistência integral, com Telcia Lamonica de Azevedo Oliveira, psicóloga com especialização na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Na sexta-feira, 18 acontece uma carreata partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida até a Praça Julio Junqueira, como forma de chamar a atenção para o problema.

Utilizando o tema “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, o evento tem a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sistema Único de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e prefeitura de Arapongas, através das Secretarias de Assistência Social e Saúde. As palestras ainda vão acontecer até o dia 31 de maio nos Centros de Referência em Assistência Social da prefeitura, conforme programação que pode ser acompanha [ clicando aqui ] .

O prefeito Beto Pugliese mais uma vez destacou que, a defesa dos direitos e a proteção de crianças e adolescentes envolve praticamente toda a estrutura da administração municipal, com destaque para ações integradas entre as áreas de educação, saúde e assistência social. “Portanto durante a Semana de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes estaremos apenas reforçando as ações contra este tipo de exploração, que deve ser combatida pela sociedade como um todo”, disse o prefeito.

Além de representantes de diversos segmentos sociais, estiveram presentes na abertura o vice-prefeito, Jair Milani, o secretário de Educação, Paulo Valério e a secretária de Assistência Social, Regina Beatriz Mudre.

Denúncias de abuso contra crianças e adolescentes em Arapongas podem ser feitas diretamente para o Conselho Tutelar, pelos telefones 3902-1159 e 8806-0832, ou através do disque denúncia das Polícias Civil e Militar.

Palestra de abertura aconteceu nesta quinta-feira
A palestra contou com a presença de muitos cidadãos