Prefeitura vai licitar a revitalização da Estação Ferroviária

OBRAS | Em 12/11/2019 às 17h05, atualizado em 12/11/2019 às 17h07 Por Assessoria de Imprensa
Antiga Estação Ferroviária será revitalizada

A Prefeitura de Arapongas está preparando o processo de licitatório para as obras de revitalização da antiga Estação Ferroviária. Segundo a Secretaria de Obras, Transporte e Serviços Urbanos (Seodur), a previsão é de que serão investidos mais de R$ 300 mil, porém o valor poderá ser reduzido com a concorrência entre as empresas interessadas. “A revitalização desse espaço é uma determinação do prefeito Sérgio Onofre, acompanhando a cobertura e reforma completa de todo o espaço da Feira da Lua, localizada ao lado”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani.

Segundo o engenheiro Ricardo Koike, da Seodur, as obras vão atingir toda a parte hidráulica, elétrica, esgoto e divisórias, além da pintura e outras melhorias. “O objetivo é revitalizar todo o prédio, porém preservando a sua arquitetura histórica”, assinala Koike. Depois de restaurado, o local deverá ser a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle).

A Estação Ferroviária foi inaugurada em janeiro de 1941, por ocasião da chegada do primeiro trem na cidade. O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo reativado como Museu Histórico em 1977, na ocasião do 30º Aniversário de Arapongas. Em setembro de 2009, um incêndio consumiu cerca de 40% da estrutura do prédio.

Para o prefeito Sérgio Onofre, com a restauração da Estação Ferroviária e a revitalização da Feira da Lua e da Praça Mauá, toda esta região da cidade deverá ser muito mais valorizada como área de lazer e de integração comunitária.