PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas realiza Blitz contra a Dengue

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 13/06/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Blitz realiza averiguação do local denunciado
A Secretaria Municipal da Saúde, através dos departamentos de Vigilância Sanitária e Controle de Endemias, Polícia Militar e Guarda Municipal, realizou nesta quinta-feira, 13, uma blitz contra a Dengue em uma propriedade localizada na antiga estrada que liga Arapongas a Sabáudia, nas proximidades do Conjunto Tropical.

A ação, segundo a coordenadora do Controle de Endemias, Aparecida de Oliveira, segue determinação do Ministério Público em agir com rigor em locais que têm reincidência de focos do mosquito transmissor da dengue e esta propriedade, já havia sido autuada 3 vezes em um período de 6 meses, por abrigar focos da larva do mosquito Aedes Aegypt, entre os entulhos e a grande quantidade de lixo depositados no local.

“Nossos agentes sempre orientavam a pessoa responsável para promover a limpeza e adequação do local e como não obtivemos resposta, a partir desta quarta autuação será feito o BO e aberto processo de atentado contra a saúde pública”, acrescentou a coordenadora. Ainda conforme Aparecida, esta blitz é apenas o começo de uma grande ação a ser desencadeada em propriedades consideradas em situações idênticas, visando a saúde pública e o bem estar comum da população.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior justifica a ação lembrando que Arapongas está mobilizada contra a Dengue e os esforços reúnem além dos órgãos municipais de Saúde, o Ministério Público, que durante recente reunião determinou uma atuação mais rígida dos casos de reincidência em imóveis com focos do mosquito transmissor da dengue e o recém formado Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, que engloba representantes do setor público e privado com o objetivo de planejar e efetivar ações de controle e combate à Dengue.“Inclusive durante a primeira reunião do Comitê foram discutidos mecanismos para combater a questão dos imóveis com reincidência de focos do mosquito transmissor da doença, que tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelas equipes de endemias e que a partir de agora serão alvo de ações mais efetivas das autoridades”, frisou Alcides.

Larvas foram coletadas no local e confirmadas sendo do Aedes aegypt
Após recente reunião, promotora determinou ação conjunta para demais locais de risco