PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

III Semeagro discute desafios enfrentados hoje pelo agronegócio

IMPRENSA | Em 21/10/2019 às 13h37, atualizado em 21/10/2019 às 14h44 Por Assessoria de Imprensa

De 16 a 18 de outubro, a Unopar de Arapongas, com apoio da Prefeitura Municipal, promoveu o III Semeagro (Semana de Estudos Agronômicos), visando discutir os principais desafios do agronegócio no Brasil e na região. O evento aconteceu no Cine Teatro Mauá, contando com a presença de profissionais, lideranças, autoridades e estudantes da área.

Entre os temas abordados, houve palestras sobre os sistemas produtivos brasileiros e a Integração Lavoura - Pecuária - Floresta (ILPF) como forma de melhoria desses sistemas produtivos, inovação no agronegócio, uso de gesso agrícola na construção do solo e os benefícios dos bioativadores. “A tecnologia está promovendo uma nova revolução no campo, o que torna a temática muito importante para quem atua na área”, explica a professora Paula Cerezini, coordenadora do curso de Agronomia da Unopar de Arapongas.

Na noite de sexta-feira (18), os organizadores do evento entregaram ao secretário municipal da Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel, uma cópia do Projeto Saneamento Ambiental Rural Ete – Zona de Raízes. O objetivo é auxiliar o município a avançar em termos de saneamento básico. A Estação de Tratamento de Esgoto por meio de Zona de Raízes (ETE) é um sistema que utiliza o processo de filtragem física em brita e areia, constituindo um biofiltro que está associado a plantas - estas devem formar a zona de raízes, sistema desenvolvido pelo engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos, da Biomundi Consultoria. A entrega do projeto foi feita pelo Professor Dr. Ricardo Augusto da Silva, da Emater e Unopar, e pela coordenadora do curso de Agronomia da Unopar, professora phD Paula Cerezini. Renan representou o prefeito Sérgio Onofre no evento, acompanhado pela diretora de Agricultura, Vicky Vergara. A palestra da noite esteve a cargo do engenheiro agrônomo Roberto Maneira, da Nortox, tendo como foco a importância dos bioativadores.