Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Cisam realiza atividades especiais do Outubro Rosa. Pit Stop também marca ações da saúde

SAÚDE | Em 08/10/2019 às 14h11, atualizado em 08/10/2019 às 14h16 Por Assessoria de Imprensa
Confecção das almofadas de coração no Cisam

Ao longo deste mês, o Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) tem desenvolvido diversas atividades especiais alusivas ao Outubro Rosa – movimento mundial que estimula a luta contra o câncer de mama, o diagnóstico precoce da doença com ações preventivas, luta por direitos e demais ações que garantam atendimentos e discussões de qualidade à saúde das mulheres.

Abraçando a causa, do dia 1 a 31 de outubro, o Cisam tem feito uma grande arrecadação de lenços, toucas e bonés – que integram o projeto “Mulheres de Lenço” – que coopera com a doação dos objetos ao setor de oncologia do Hospital Norte Paranaense (Honpar), às pacientes que passam ou passaram pelos tratamentos de radioterapia ou quimioterapia.

Neste mesmo período, acontece também a “Campanha de Arrecadação de Tecidos 100% Algodão”, que serão doados às voluntárias do projeto “Coração Solidário”. O grupo formado por voluntárias confecciona almofadas em formatos de corações para as pacientes mastectomizadas, auxiliando no alívio da dor da incisão cirúrgica, reduzindo os incômodos e tensões nos braços e ombros. Na tarde de ontem (07) um mutirão foi formado para a confecção das almofadas, em um misto de solidariedade, espírito de equipe e esperança. “Esse é um trabalho que já desenvolvido aqui no Cisam, e que durante o Outubro Rosa se intensifica ainda mais. As almofadas são enviadas ao Honpar, Hospital da Providência de Apucarana e uma parte permanece no Cisam. É uma forma simples de levarmos mais conforto às pacientes que passam pela batalha do tratamento. Com demonstrações de união, generosidade e cuidado, uma mulher fortalece a outra, em uma grande rede de apoio à saúde”, enfatiza a gerente do Cisam, Juliana Parazzi.

No dia 16 e 30 de outubro, o Cisam fará atendimentos especiais das 17h30 às 21h, para coleta de exames preventivos e agendamento de mamografias. Também no dia 30 de outubro, às 18h00, será realizado o “Bingo Rosa Cisam”, com sorteio de vários brindes.  

 Pit Stop da Saúde

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidas novamente no último sábado (05) durante realização de um nono Pit Stop da Saúde. Desta vez, as ações foram concentradas simultaneamente na Avenida Gaturamo e Zona Sul. Com cartazes e panfletos a população foi orientada com informações sobre prevenção, sintomas e passos a serem tomados em casos de confirmações de ambas as doenças. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo – depois do câncer de pele não melanoma. Contudo, se diagnosticado precocemente há cura em 95% dos casos. 


CISAM - Centro Integrado da Saúde da Mulher
Pit Stop da saúde leva informação à comunidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/6818_noticia_cisam-realiza-atividades-especiais-do-outubro-rosa--pit-stop-tambeeacutem-marca-aeccedileotildees-da-saeuacutede

Voltar ao Topo do Site