Profissionais da saúde participam de capacitação em Curitiba

SAÚDE | Em 17/09/2019 às 11h10, atualizado em 17/09/2019 às 11h13 Por Assessoria de Imprensa
Curso tratou de ações específicas de atendimentos de urgência

Enfermeiros e Coordenadores dos Serviços de Urgência e Emergência de Arapongas, entre eles, os profissionais Adriano Porfírio e Carlos Eduardo Arruda participaram recentemente do curso de capacitação no atendimento pré-hospitalar em combate, na Escola Superior de Polícia Civil, em Curitiba. Com carga horária de 24 horas, o evento teve por objetivo instruir os agentes para responder de forma rápida e eficiente em casos de incidentes que envolvam profissionais da segurança em missões, bem como, a prática do protocolo de MARC1 aos profissionais da área de saúde. A ida dos profissionais para a capital do Paraná contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Arapongas.

Conforme Porfírio, o curso foi de extrema importância, levando em consideração que o conteúdo lecionado foi além da medicina de urgência. “Aqui absorvermos pontos de grande relevância para a saúde, sobretudo, no quesito urgência, pois esse cenário depende de uma intervenção rápida dos envolvidos que participam diretamente nas missões, garantindo assim a manutenção da vida até a chegada do Serviço Especializado do SAMU e SIATE , pois os eventos acontecem normalmente em ambientes hostis, em zonas de conflitos, diferentes de um atendimento em acidentes de trânsito, por exemplo”, explica. Ele inclui ainda que, o curso abrangeu de maneira específica a prestação de socorro em missões policias que envolvam mais riscos e, possuem protocolos precisos. Além de permitir que os policiais tomem decisões certas em situações de emergência, entre elas, a retirada rápida de um policial ferido no local da missão.

Profissionais de Arapongas, Adriano Porfírio e Carlos Eduardo