PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre Leptospirose

SAÚDE | Em 27/05/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
A capacitação dos profissionais de saúde visa melhor resolutividade na UBS
A Secretaria Municipal de Saúde, através dos departamentos de Vigilância Sanitária Epidemiologia e Entomologia, realizou um curso de capacitação sobre Leptospirose, direcionado para médicos e enfermeiras, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da prefeitura.

O treinamento aconteceu no auditório da Escola Municipal Antonica Franciosi e foi ministrado pelo médico infectologista, Flávio Kazuma, que apresentou aspectos importantes sobre prevenção e cuidados com a doença, causada por uma bactéria presente na urina de ratos e transmitida através da água, solo e alimentos contaminados.

Conforme o médico, a transmissão geralmente ocorre em situações de enchentes e inundações e seus sintomas principais são febre alta, dor de cabeça e no corpo, principalmente na barriga da perna, náusea, vômito, olhos avermelhados e pele amarela (icterícia).

Entre a prevenção e cuidados para se evitar a doença, a população deve adotar medidas simples, como evitar contato com águas provenientes de enchentes e esgotos, colocar lixo em sacos plásticos e recipientes tampados, não nadar em lagos ou córregos, guardar alimentos em lugares protegidos, manter o quintal limpo, colocar telas em ralos para evitar acesso de ratos e usar botas e luvas para mexer em esgoto e lixo, principalmente em casos de enchentes.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, participou do curso e reforçou sua importância para a capacitação dos profissionais de Saúde sobre esta doença, que pode ser evitada através de ações de controle e prevenção.”O curso foi muito importante, por apresentar as formas mais comuns de transmissão da doença, os efeitos e sintomas no organismo humano e as formas de tratamento e prevenção da doença”, acrescentou Alcides, reiterando que, em casos de sintomas da doença, a pessoa deve procurar o serviço de Saúde mais próximo de sua residência.