Palestra expõe necessidade de mais afeição e diálogo entre pais e filhos

SAÚDE | Em 25/06/2019 às 16h55, atualizado em 25/06/2019 às 16h57 Por Assessoria de Imprensa

Provocar os pais para uma reflexão sobre o que estão fazendo em relação aos filhos e como podem melhorar no amor, na atenção e no carinho que dedicam a eles, mesmo na correria imposta pelos novos tempos. Esta foi a proposta da palestra “Um Olhar sobre Nossos Filhos”, realizada na manhã desta terça-feira (25), no 18 Horas do Petrópolis. A palestra esteve a cargo da psicóloga Sirlene Calsavara Gallo, que destacou a importância do relacionamento afetivo e da forma de comunicação com as crianças e adolescentes. O objetivo é oferecer ambiente acolhedor e seguro para que possam expressar seus sentimentos e inseguranças no ambiente familiar.

Maicon Depieri, gerente do 18 Horas, afirma que há um número preocupante de crianças se automutilando e se desinteressando pelo mundo e pela vida. “Pensando nisso, convidamos pais, mães, demais familiares e professores para essa palestra. Os pais precisam ter um olhar afetivo sobre os filhos. Sem a afeição e a ajuda dos pais, os filhos vão buscar isso com outras pessoas, que nem sempre são boas companhias”, afirma Depieri. Ele ressalta que ao perceber algum comportamento que justifique, os pais ou responsáveis podem procurar auxílio nas UBS ou mesmo junto às psicólogas que atendem pela Prefeitura. Atualmente, há psicólogas atendendo no Petrópolis, CAIC, Jaime de Lima e nos dois CAPs, além do Projeto Cemear, pela Secretaria de Estado da Educação. “Como se vê, temos uma rede pronta para dar o auxílio que os pais e essas crianças e adolescentes precisam. Só precisamos nos falar mais e melhor”, acrescenta ele.

Depieri também ressalta que o evento teve boa aceitação e que a meta agora é estendê-lo para outras regiões da cidade.