Sucesso marca lançamento do livro Sabores de Arapongas

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL | Em 14/12/2018 às 13h16, atualizado em 14/12/2018 às 13h18 Por Assessoria de Imprensa
Lançamento livro de Receitas Sabores de Arapongas.

As 20 receitas que receberam as melhores notas durante o concurso gastronômico “Sabores de Arapongas”, escolhidas em 2017, estão no livro com o mesmo nome, lançado na noite de ontem(13). O evento foi realizado na Biblioteca Municipal Machado de Assis, contando com a presença de grande número de convidados. “Este é um momento histórico, porque registra o talento de pessoas de Arapongas na arte de cozinhar e com produtos da nossa terra”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre.

Ele destacou que o livro é resultado de um esforço pessoal de Niele Cristina Lima de Melo, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Ela buscou o apoio dos patrocinadores e coordenou todo o processo de produção da obra. Secretário é isso mesmo: tem que fazer bastante com pouco. Fazer com muito é fácil”, afirmou o prefeito, ao parabenizar Niele e demais envolvidos no projeto.

Durante o evento, foi destacado que mesmo com a culinária variada por conta das diferentes tradições de seus colonizadores – japoneses, portugueses, italianos, paulistas e mineiros, Arapongas não desenvolveu um prato típico local. Pensando nisso, o Município, por meio da Secretaria Alimentar e Nutricional, buscou meios para encontrar uma receita que, além de saborosa, valorizasse e utilizasse os produtos da cultura local. Assim foi lançado o concurso gastronômico Sabores de Arapongas, com o objetivo de criar um prato típico que seguisse as características culturais e produtos da agricultura local, entre eles o ovo, o abacate e o frango.

“Pensar um livro inteiro foi um grande desafio. O ano eleitoral impediu o apoio governamental, mas fomos buscar o apoio da iniciativa privada, onde encontramos verdadeiros parceiros”, afirmou Niele Melo. Os autores das receitas foram apresentados ao público. Todos foram convidados para, na sequência, visitar exposição sobre as mulheres empreendedoras de Arapongas, montada também no hall da Biblioteca Pública. Cláudia Enoue, da Câmara da Mulher Empreendedora, destacou o papel das pioneiras para o espírito empreendedor das mulheres de hoje.

Livro de Receitas " Sabores de Arapongas".
Prefeito Sergio Onofre e Sec. de Seg. Alimentar, Niele Melo.