Arapongas vai integrar agentes de Endemias e PSF no combate à Dengue

SAÚDE | Em 22/04/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Medidas necessárias irão intensificar ações junto a população
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião nesta sexta-feira para informar sobre a inserção de agentes de Endemias nas equipes do Programa Saúde da Família, como forma de combater o avanço da Dengue no município de Arapongas. Atualmente a cidade enfrenta um quadro preocupante, com 361 casos suspeitos e 32 confirmados.

Conforme a coordenadora do Controle de Endemias, Aparecida de Oliveira, existe uma Portaria do Ministério da Saúde estabelecendo que os Agentes Comunitários de Saúde podem atuar no combate à Dengue e em Arapongas este trabalho será realizado a partir da próxima semana, ficando um Agente de Endemias lotado em cada uma das 29 equipes do PSF.

A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo da prefeitura de Arapongas e serviu para informar os Agentes de Saúde as estratégias conjuntas a serem utilizadas entre estes dois setores distintos da Secretaria Municipal de Educação.”Vamos trabalhar juntos e tentar reverter o quadro preocupante que Arapongas registra atualmente”, justificou a coordenadora.

Para o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, esta integração entre as equipes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde é mais, entre as tantas ações promovidas pela Secretaria de Saúde nos últimos meses, para tentar deter o avanço da Dengue em Arapongas. “Estamos nos empenhando ao máximo nesta tarefa, mas a população deve se conscientizar de que sem a sua ajuda o trabalho fica difícil”, concluiu.

Coordenadora informa a estratégia dentro da ação integrada