Política Salarial da atual administração prioriza servidores com baixos salários

Administração | Em 20/04/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Piso salarial de servidores municipais tem um reajuste de 7,22%
Depois de intensa negociação, com várias reuniões e muitas contas de ambas as partes, finalmente o Município de Arapongas e Sindicato dos Servidores chegaram a um denominador comum e acertaram os patamares para os reajustes salariais dos servidores municipais.
Atendendo ao apelo de mais 1.200 (um mil e duzentos) servidores que recebem salário mínimo (R$678,00) ou valores muito próximos a ele, a administração propôs a criação de um “piso salarial mínimo” de R$830,00 (oitocentos e trinta reais), o que foi muito bem recebido pelo Sindicato, já que esta numerosa parcela de seus representados vinha reivindicando uma remuneração mais digna e compatível com a realidade do mercado de trabalho araponguense.
Com o patamar mínimo estabelecido, a atual administração já concedeu aos servidores de baixos salários um reajuste em seus vencimentos superior a 33% (trinta e três por cento).
O Prefeito Padre Beffa afirma que melhorar a remuneração dos servidores é fundamental para o bom desempenho da administração - “Precisamos valorizar o servidor para que ele desempenhe bem suas funções, pois servidor desmotivado é prestação de serviço de má qualidade” – discorre Beffa.
Para os demais servidores o reajuste foi de 7,22% (sete vírgula vinte e dois por cento). O sindicato insistia num reajuste superior, mas o município demonstrou para os representantes da entidade sindical a impossibilidade de atender ao pedido, vez que se encontra no limite prudencial de gastos com pessoal.
Também garantiu que nos próximos meses discutirá uma mini reforma do plano de cargos e salários para corrigir distorções existentes nas remunerações de alguns cargos, reconhecidamente com valores bastante defasados. “Para possibilitar esta correção, estamos buscando alguns ajustes na contabilidade dos gastos com pessoal, sob orientação do Tribunal de Contas do Estado”, - discorre o Secretário de Finanças, Sandro Andreassi.
O acordo entabulado com o sindicato seguiu para a Câmara de Vereadores, sob a forma de Projeto de Lei, para apreciação e deliberação daquela casa, o que deve acontecer durante a próxima semana em sessões extraordinárias, isto para possibilitar que os reajustes possam já vir já na folha de pagamento do dia 30.