Arapongas realiza Comitê Gestor Intersetorial do Controle de Endemias

SAÚDE | Em 16/02/2018 às 16h12, atualizado em 16/02/2018 às 16h13 Por Assessoria de Imprensa
Reunião do Controle de Endemias aconteceu foi realizada no auditório municipal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira(16), uma reunião do Comitê Gestor Intersetorial do Controle de Endemias, onde foram divulgados dados relacionados à dengue em Arapongas, trabalhos executados através do setor, além de uma palestra sobre a imunização da febre amarela.

Conforme o relatório do controle de endemias, o último Levantamento Rápido do índice de Infestação por Aedes Aegypti(LIRAa), realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro deste ano, executado em 35 bairros no município, além de empresas, apontou um índice de 3,6%, considerado risco médio, de acordo o Ministério da Saúde.

“ Além da área urbana, nossas equipes realizaram os serviços de pesquisa e orientação também na área rural(Campinho), e no Distrito de Aricanduva. Mesmo com um índice considerado risco médio(situação de alerta), é necessário  constantemente o trabalho atuante dos nossos agentes, além da colaboração da comunidade em manter a limpeza dos quintais, repassando sempre essa idéia aos vizinhos.”, disse o coordenador do controle de endemias, Valdecir Pardini.

Até agora, ao todo 18.057 imóveis foram fiscalizados, 235 pontos estratégicos foram vistoriados(locais com maior acúmulo de criadouros)além do bloqueio, sete empresas e 44 pontos comercias receberam atendimentos de conscientização.

De agosto de 2017 à fevereiro de 2018, de acordo com o setor, foram efetuadas 130 notificações, sendo 75 com resultados negativos da doença e 01 caso positivo.

“ Estamos aguardando o resultado de exames de 16 pacientes, e 38 ainda não realizaram os devidos exames.”, acrescentou Pardini.

Segundo a Secretaria de Saúde, Marcia Krempel, o trabalho ativo dos agentes é de suma importância para o município. “É fundamental que as medidas sejam tomadas através do trabalho do controle de endemias, que realiza uma busca ativa em toda a cidade, realizando assim o trabalho de bloqueio, aliado é claro, com a conscientização de todos.”, afirmou.

O Prefeito Sergio Onofre, também participou da reunião, enaltecendo o trabalho exercido pelos agentes.” Nós sabemos que não é fácil, mas juntos, conseguiremos diminuir cada vez mais esse índice, mantendo Arapongas, longe de estatísticas que acometem cidades da região. Nós todos somos responsáveis em combater a dengue.”, salientou.

Participaram também da reunião representantes da vigilância sanitária, secretaria do meio ambiente, epidemiologia, Guarda Ambiental,e o vereador Dr. Fernando de Oliveira, responsável pela lei 4569/2017, que prevê limpeza e padronização ecológica de terrenos baldios, executada através de seus respectivos proprietários.

Febre Amarela

Durante a oportunidade foi discutido também a situação da Febre Amarela, em Arapongas, que segundo o setor de epidemiologia do município, não registra nenhum caso da doença.

Vale salientar que, todas as 13 Unidades de Saúde, que contam com salas de vacina, disponibilizam a vacina contra a febre amarela.

Conforme comunicado, o Ministério da Saúde indica dose única da vacina para as áreas com recomendação da vacinação em todo o país. A adoção de dose única atende orientações da Organização Mundial da Saúde(OMS).

A população a ser vacinada são crianças de nove meses de idade até pessoas com 59 anos. Para as pessoas acima de 60 anos, é fundamental que haja avaliação do serviço (indicação médica), quanto à vacinação de febre amarela.

Abaixo os Postos de Saúde em Arapongas que contam com salas de vacinação:

UBS Aricanduva
18 Horas São Bento