Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas é selecionada para projeto do Ministério da Saúde

SAÚDE | Em 23/01/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretário de Saúde reunido com equipe de pesquisadores.
Arapongas está entre os 35 municípios brasileiros selecionados para participarem do projeto “Biodiversidade de Geohelmintos”, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade do Estado do Mato Grosso. Seu objetivo é diagnosticar geohelmintos em amostras fecais humanas provenientes de habitantes de cinco regiões do País a fim de compreender sua epidemiologia e contribuir para intervenções sanitárias e de saúde.

Conforme Antonio Francisco Malheiros, coordenador do programa, os geohelmintos são parasitas intestinais que possuem certo grau de dependência do solo para seu desenvolvimento embrionário e este levantamento que está sendo realizado é muito importante para conhecer a fundo a realidade deste tipo de epidemia no País, que atinge principalmente crianças em idade escolar. Ele acrescenta que o trabalho está sendo realizado em 36 municípios brasileiros, sendo que no Paraná, apenas Arapongas e Curitiba foram selecionados.

O secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior participou de uma reunião com o grupo antes do início dos trabalhos de coleta e destacou a importância da ação, que visa fazer um levantamento detalhado do problema que são os geohelmintos transmitidos pelo solo. “Isto poderá ser mais um instrumento da Secretaria de Saúde, para aprimorar as ações de vigilância epidemiológica na nossa cidade e estamos dando todo apoio necessário, para que as equipes realizem seu trabalho a contento”, comentou Alcides.


Os trabalhos de coleta se iniciaram nesta quarta-feira e devem encerrar na quinta-feira, dia 24. Numa primeira ação foram visitados 4 Unidades Básicas de Saúde, onde foram selecionadas 100 famílias para participarem da coleta do material. O resultado da pesquisa deve sair até o final de março.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/411_noticia_arapongas-e-selecionada-para-projeto-do-ministerio-da-saude

Voltar ao Topo do Site