Arapongas planta espécies frutíferas em áreas da cidade

Meio Ambiente | Em 09/11/2012 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Cidade de Arapongas
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou o plantio de 700 árvores frutíferas no perímetro urbano do município. A atividade está prevista no Plano de Arborização Urbana, concluído recentemente e os locais onde as mudas serão plantadas são o Parque Industrial I, BR 369 saída para Apucarana, PR 218, nas proximidades do Conjunto Tropical e as Ruas Guaratinga e Rouxinol.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, serão utilizadas espécies frutíferas diversificadas, como a Mangueira, Tamarindo, Uva Japonesa, Calabura, Amora, Jambo, Pitanga, Lixia e Acerola; no perímetro de 7 km. “Arapongas já é conhecida nacionalmente como Cidade dos Passarinhos e com o plantio destas espécies, criamos condições favoráveis para atração de pássaros, um diferencial a mais, alem do nome das ruas; compatível com a denominação do município “, destacou o Secretário.

Ele acrescenta ainda que, são inegáveis os benefícios que a arborização urbana exerce sobre o meio ambiente e para a qualidade de vida de todos. “De acordo com o plano, Arapongas possui entre 23 mil a 24 mil árvores em vias públicas e umas de suas metas é chegar a mais de 30 mil no período de 4 anos”, concluiu Pereira.
O prefeito Beto Pugliese destacou que o planejamento na condução da arborização urbana é necessário para evitar problemas futuros, buscando uma melhoria na qualidade ambiental. “O objetivo é preservar e estabelecer parâmetros para manejo e expansão de árvores e, desta forma, atenuar os efeitos do intenso processo de urbanização no município de Arapongas”, disse.

Árvores serão plantadas no perímetro urbano do município