Grupamento de Defesa Ambiental divulga atendimentos

MEIO AMBIENTE | Em 23/01/2017 às 13h00, atualizado em 23/01/2017 às 14h48 Por Assessoria de Imprensa
Equipe do GDA
O Grupamento de Defesa Ambiental de Arapongas divulgou o relatório de atividades de 2016, onde foram atendidas 793 ocorrências, sendo os descartes de resíduos sólidos, responsáveis por 30% das infrações.

As denúncias são recebidas tanto pela Central da Guarda Municipal, como pela Secretaria de Meio Ambiente,

O Grupamento de Defesa Ambiental de Arapongas é resultado do convênio entre a SESTRAN (Secretaria de Segurança Pública e Trânsito) e a SEASPMA (Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente), firmado em 2010 através de legislação específica.

Sendo composto por Guardas Municipais, com qualificação específica e graduados em Gestão Ambiental, o GDA é uma nova força de segurança da cidade de Arapongas, que desde sua criação, vem atuando eficientemente na área de proteção do meio ambiente, tendo suas ações voltadas prioritariamente à proteção da natureza.

Sua função é exercer monitoramentos, fiscalizações, orientações, advertências, notificações e autuações frente às infrações ambientais ocorridas no município, atuando em parceria e em ações conjuntas com diferentes órgãos nas esferas Municipais, Estaduais e Federais.

Outras atribuições são na área de educação ambiental através de orientações e esclarecimentos a população, fiscalizações referentes à poluição das águas, do solo e do ar, verificação de licenças ambientais de empreendimentos e atividades, contra caça e pesca ilegal, patrulhamento rural comunitário, monitoramento de áreas verdes do município, fiscalização de crimes contra a fauna e a flora, entre outras poluições e a todas as formas de agressões ao meio ambiente.

Telefones para denúncias:
Guarda Municipal — 153 ou 3902-1010