Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

Escola Municipal de Arapongas é destaque em Conferência Internacional

Educação Especial | Em 31/10/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Escola Municipal Padre Germano Mayer é exemplo de inclusão
O município de Arapongas foi destaque no International Conference 2012 (IADIS), ocorrido durante os dias 18 e 21 de outubro em Madri, na Espanha, por meio do projeto de educação inclusiva intitulado “Guia de Acessibilidade e Usabilidade com Recomendações para o Desenvolvimento de Hipermídia para Surdos”, desenvolvido na Escola Municipal Padre Germano Mayer.

O artigo foi apresentado pela professora Kátia Tavares Meserlian, que também dedicou o sucesso do projeto aos demais professores especializados, alunos e ao prefeito Beto Pugliese e o secretário de Educação, professor Paulo Valério, que sempre trataram a Educação com o destaque e respeito que merece.

Conforme a professora, no artigo consta uma lista de recomendações para auxiliar futuros projetos de hipermídias para alunos surdos, por meio de estudos na área, que identificam elementos de acessibilidade e usabilidade, especificamente para o público infantil. ”Portanto este trabalho torna-se relevante, pois o surdo tem sua experiência com os meios digitais pautada somente por aspectos visuais e cognitivos, e o projeto tem o intuito de garantir-lhes algo que é de seu direito, ou seja a implementação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em interfaces digitais, além de outros recursos que possam auxiliar a sua acessibilidade às hipermídias”, destacou Kátia.

Tecnologia Educacional
O projeto desenvolvido na Escola Padre Germano Mayer aponta ainda a necessidade de se proporcionar práticas pedagógicas centradas no estudo e na exploração do ambiente, fazendo uso de novas tecnologias, enfatizando principalmente a utilização de softwares educacionais, que contribuam com os alunos surdos no processo ensino aprendizagem. ”No âmbito das hipermídias voltadas para crianças surdas, tem-se a necessidade de recomendações que possam auxiliar os desenvolvedores de suas interfaces e consequentemente, torná-las mais acessível ao público que se destina”, completou Kátia.

Finalizando a professora destaca a pesquisa realizada em Arapongas, na Escola Padre Germano Mayer, principalmente por sua característica de proporcionar acessibilidade digital para surdos, buscando estimular desde cedo sua independência e autonomia, não só nos meios digitais mais perante a sociedade. “Não nos esquecendo também da divulgação e do reconhecimento internacional deste importante modelo de Educação Especial criado em nosso município”, frisou Kátia.

Congresso de Educação Especial
Entre os dias 14 e 17 de novembro, a professora Kátia e sua equipe estarão novamente apresentando as experiências bem sucedidas de Arapongas na Educação Especial, no V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, que acontecem simultaneamente no município de São Carlos, estado de São Paulo.

Os eventos são uma proposta conjunta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, que tem por objetivo estimular a produção científica e divulgar o conhecimento produzido nesta área.

Os trabalhos apresentados por Arapongas serão “Análise dos Relatos dos Professores Participantes Acerca do Processo de Inclusão de Alunos Surdos” e “Análise do Processo de Aprendizagem Significativa para Surdos por Meio de Objetos de Aprendizagem Matemática”.

Kátia Tavares Meserlian durante apresentação em Madri

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Endereço da página com a matéria completa:
http://www.arapongas.pr.gov.br/339_noticia_escola-municipal-de-arapongas-e-destaque-em-conferencia-internacional

Voltar ao Topo do Site