Arapongas realizou a XXVIII edição dos Jogos Florais

Cultura | Em 05/11/2012 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Arapongas realizou a XXVIII edição dos Jogos Florais
Foi aberto no último domingo, 28 e terminou na última quinta-feira a XXVIII edição dos Jogos Florais (concurso de declamação de poesias). Os jogos florais desde o ano de 2011 contaram com uma parceria entre a prefeitura de Arapongas, através das Secretarias de Educação, Cultura, Lazer e Eventos e Colégio Estadual Antonio Garcez de Novaes.

Neste ano, os Jogos Florais organizaram uma série de comemorações referentes ao centenário de nascimento da poetisa paranaense Helena Kolody com o objetivo de fomentar nas escolas um trabalho multidisciplinar, integrando os diferentes saberes pela leitura de textos poéticos da escritora.

Segundo o prefeito Beto Pugliese, a poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. “A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita, descoberta decisiva para a formação do indivíduo e por isso parabenizamos a iniciativa dos parceiros em dar continuidade neste evento (Jogos Florais) que se tornou história em nosso município”, avaliou.

O secretário Municipal de Educação, professor Paulo Valério destaca que, brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

Os Jogos Florais contaram com a participação de alunos da rede municipal, estadual e particular e demais pessoas da comunidade, através de declamações de poesias que são divididas em duas categorias: Clássica e Sertaneja.

Evento tem participação de alunos da rede municipal, estadual e particular